PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO SER UM BOM TÉCNICO DE FUTEBOL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Futebol

COMO SER UM BOM TÉCNICO DE FUTEBOL

Algumas dicas de como ser um bom técnico de futebol podem ajudar os atletas que almejam chegar a esse posto. Em geral, são técnicos os jogadores com ampla experiência em campo e que tiveram uma carreira de sucesso. Além disso, é preciso ser um expert em futebol, entender muito bem de tudo o que se refere ao jogo em si, além de saber como montar uma equipe eficiente. Até mesmo jogar videogame pode ser uma forma de colocar em prática estratégias de campo que o técnico ainda não treinou com os seus jogadores.

Descubra como ser um bom técnico de futebol

Outra dica para ser um bom técnico de futebol é que o profissional tenha atitude e saiba como comandar uma equipe. O senso de grupo deve ser grande, bem como a capacidade de motivar os jogadores. Assim como o gerente de uma empresa, o técnico de um time de futebol precisa dominar uma série de conhecimentos, inclusive, a da liderança. Diferente de outros profissionais do futebol, é mais indicado que o técnico tenha formação superior em educação física.

O aspirante a técnico pode ainda realizar um Curso de Formação de Treinador de Futebol, organizado pelas Federações ou Associações Específicas. Na hora de fazer o estágio, o mais indicado é entrar em um clube para começar a atuar na área, já que nem sempre um técnico precisa ter sido um jogador de sucesso, embora isso seja bem comum no Brasil.

Além de times grandes, existem os menores, inclusive as escolinhas de futebol. Para quem estudou na faculdade para ser técnico, começar em uma posição menos glamorosa vai ser importante para ganhar experiência e se tornar um técnico com maior evidência, se esse for o objetivo do profissional.

Também é importante ter contatos para se tornar um técnico de futebol e conseguir boas oportunidades de mostrar o seu potencial. Além disso, é preciso levar em consideração a possibilidade de ter que trocar de cidade, se conseguir uma vaga de treinador em um time do interior, por exemplo.

Investir em ser técnico de times menores pode ser uma grande oportunidade de mostrar a qualidade do seu trabalho, ainda mais se o time ganhar expressão com a sua atuação. Há também a importância de saber como funcionam as coisas, pois os técnicos do futebol podem perder o seu cargo a qualquer momento, seja por questões técnicas ou políticas.

Ter um bom temperamento é outra característica fundamental para um bom técnico de futebol, pois é normal que, ao longo de sua carreira, o técnico ouça inúmeras críticas, em sempre construtivas. Nessa hora, é necessário estar preparado para saber ouvir isso e assimilar as informações realmente importantes.

Para finalizar, a última dica de como ser um bom técnico de futebol é estar sempre atualizado, sendo que frequentemente são realizados cursos e congressos de futebol, os quais são indicados aos técnicos, para que estes adquiram mais conhecimento e se reciclem.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!