PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO SER UM BOM ENGENHEIRO AMBIENTAL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

COMO SER UM BOM ENGENHEIRO AMBIENTAL

Saber como ser um bom engenheiro ambiental é essencial para você que deseja investir nessa carreira. Assim como engenheiros de outras áreas, os engenheiros ambientais possuem uma grande atuação no mercado de trabalho. Entre algumas de suas atribuições estão a gestão da terra, o controle de poluição, a coleta de lixo, o abastecimento de água e a saúde pública.

Para ser um bom engenheiro ambiental, é importante desenvolver algumas habilidades específicas, como em ciências, de uma forma geral. Para executar as suas funções de forma correta e eficiente, ele deve entender de algumas áreas da matemática, como trigonometria e álgebra.

Química, biologia e física são outras ciências que esse profissional deve dominar. A capacidade de se comunicar com fluência é outro ponto forte para os profissionais que desejam construir a sua carreira nessa área. Essa habilidade deve se expressar ainda na escrita, pois um engenheiro ambiental também precisa, normalmente, produzir muitos relatórios, os quais devem ser claros.

A comunicação é importante ainda porque esse profissional provavelmente vai liderar uma equipe, assim, ele precisa dominar um discurso objetivo e conciso. Já que, muitas vezes, esse engenheiro terá que se comunicar com profissionais de outros países, é importante que domine o idioma inglês.

Essa habilidade é indispensável para ler materiais sobre novas tecnologias para minimizar os impactos que a produção causa no meio ambiente. Muitas técnicas e métodos são desenvolvidos fora do país e esses engenheiros devem estar atualizados sobre os temas relacionados.

Mais dicas de como ser um bom engenheiro ambiental

É possível ainda que um engenheiro mecânico, civil ou químico faças as vezes de engenheiro ambiental. Como os cursos superiores específicos são relativamente novos e a demanda por esse profissional esteja crescendo, é possível atuar na área mesmo sem a formação em engenharia ambiental, em alguns casos.

Uma opção é fazer mestrado em engenharia ambiental, sendo que esse profissional deverá estar constantemente se aperfeiçoando, pois é uma profissão que trabalha diretamente com as últimas invenções, inovações e tecnologias. Para ser um bom profissional, o aspirante a essa profissão deve ainda ter disposição para viajar, bem como “colocar a mão na massa”.

Por mais que ele tenha uma equipe à sua disposição, muitas vezes, é o próprio engenheiro que terá que colher amostras de água ou de solo, possivelmente até mesmo em outros países, conforme a empresa em que ele estiver trabalhando ou para quem estiver prestando os seus serviços.

Outros atributos importantes para quem deseja apostar nessa profissão é ser criativo e curioso, pois nem sempre as soluções existem e será preciso inovar. Por fim, é muito importante que o profissional tenha uma verdadeira preocupação com o meio ambiente, a fim de promover métodos que minimizem o impacto que a atividade humana gera no espaço.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!