PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO SEPARAR O LIXO CORRETAMENTE – COLETA SELETIVA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO SEPARAR O LIXO CORRETAMENTE – A necessidade de saber como separar o lixo corretamente é imprescindível em todas as cidades brasileiras, mas nem todas as prefeituras possuem a reciclagem do lixo, assim, de nada adianta os moradores separarem o lixo seco do orgânico, pois o órgão público responsável pela coleta vai recolher tudo junto e jogar no mesmo lugar.

Por isso, antes mesmo de saber como separar o lixo corretamente é importante que a população exija da prefeitura de sua cidade uma coleta adequada. O mais comum é que existam dois tipos de coleta: a do lixo orgânico, ou úmido, que são os restos de comida, papel higiênico, guardanapos e cascas de alimentos, fios de cabelo e varrição da caça (poeira, etc).

COMO SEPARAR O LIXO CORRETAMENTE

A outra separação do lixose refere ao lixo seco, que é formado por materiais recicláveis ou mesmo materiais que mesmo não sendo ainda reciclados pela indústria não devem ser misturar ao orgânico. O lixo orgânico é em geral coletado por caminhões e o seco pelos catadores, embora algumas cidades brasileiras tenham caminhões que façam isso.

Como separar o lixo em sua casa

Dessa forma, é importante que a sua casa tenha um lixo para o material orgânico e outro para o seco, além do lixo do banheiro (que é orgânico). Muitas pessoas possuem composteira em suas casas, sendo que mesmo quem não tem quintal pode ter uma composteira doméstica. Assim, você diminui o lixo descartado, porque mesmo que as cidades possuam aterros adequados para colocar o lixo, sempre será preciso ter mais espaço.

Nesse sentido, não só a separação do lixo é importante, como a sua redução. O mesmo pode ser feito com o lixo seco, como comprar produtos com menos embalagens, adquirir menos produtos industrializados (o que também faz bem para a saúde) e fazer a reciclagem do lixo em casa são importantes. Muitos materiais que iriam para o lixo podem ser reutilizados, como caixas de leite que viram puffs e garrafas pet que armazém objetos.

No entanto, alguns materiais são tóxicos e devem ficar separados de tudo, como remédios (que algumas farmácias já recolhem), lâmpadas, pilhas e baterias (que mercados e outros estabelecimentos recolhem), óleo de cozinha (que algumas prefeituras recolhem, existem também muitos grupos que aceitam para fazer sabão, informa-se em sua cidade) e aparelhos eletrônicos (muitas prefeituras fazem mutirões para recolher, informe-se).

Quando muito sujas você pode tirar o excesso da sujeira das embalagens, mas sem gastar muita água, além de amassá-las para ocupar menos espaço. Os demais lixos secos (não tóxicos) são levados para galpões de reciclagem que separam tudo e encaminham para a indústria reaproveitar. Por isso, a sua parte nisso é fundamental.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!