PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO SE COMUNICAR MELHOR COM OS CLIENTES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

COMO SE COMUNICAR MELHOR COM OS CLIENTES

Uma das principais preocupações das empresas é encontrar a forma de como se comunicar melhor com os clientes. Entretanto, não existe nenhum fórmula padrão para se alcançar uma comunicação eficaz com o público-alvo. Isso porque cada empresa apresenta um diferente objetivo, que pode ser obtido a partir da transmissão de mensagens diferentes por uma série de plataformas, atingindo também públicos com diferentes hábitos. Por isso, cada dia mais surgem novos canais para ocorrer a comunicação entre empresa e clientes.

Como se comunicar melhor com os clientes

1. Surgimento de novas tecnologias

Todos os dias surgem novas plataformas para manter uma comunicação entre a empresa e seu público-alvo. Muitas dessas plataformas eram antes usadas apenas para a troca de mensagens entre amigos e acabaram tendo seu objetivo alterado. Mesmo os modelos mais tradicionais, como e-mail e cartas, podem ser usados para o envio de mensagens com objetivos diferentes, dependendo da campanha proposta, da meta e também dos hábitos do público-alvo da comunicação.

2. Como se comunicar melhor com os clientes

Se a empresa for um restaurante, por exemplo, é possível aproveitar o momento em que o cliente acessar o site da empresa ou um aplicativo da marca para oferecer um simples formulário a ser preenchido, com nome, e-mail, endereço e telefone. Esse cadastro simples vai permitir que a empresa tenha conhecimento sobre os hábitos do cliente, saber quais são suas preferências de produtos, com que frequência ele procura sua empresa e como está constituída sua família.

A partir do cadastro, a empresa pode ainda enviar e-mails ou mensagens de texto que sejam de interesse do cliente, sem se esquecer de dar ruma opção para cancelar esse recebimento sem maiores complicações. É importante também que, nessas mensagens, você sempre dê a opção do cliente curtir a página da empresa no Facebook ou também o perfil no Twitter, entre outras páginas utilizadas para divulgar a empresa e ampliar os canais de interação virtual.

Com o contato feito, a comunicação entre a empresa e o cliente precisa ser mantida com frequência. Confira uma lista de sugestões para se comunicar com seus clientes:

1. Vendas e datas especiais: você pode enviar uma mensagem de texto simples para transmitir notícias pequenas, como para anunciar alguma promoção. Se o conteúdo for mais extenso, como uma newsletter, a melhor opção é apostar no e-mail. Vale lembrar ainda que, com o aumento do uso de aparelhos móveis, o e-mail pode ser lido em telas menores, pois não exagera no conteúdo.

2. Admitir falhas e problemas: nenhum empresário gosta de mostrar aos seus clientes que o produto ou serviço tenha apresentado algum problema, mas é importante que quando a falha ou problema surgir, o cliente perceba que a situação será rapidamente resolvida. Outros problemas, como a instabilidade de sites ou queda do sistema também podem ser usados a favor da empresa, incentivando os clientes a conhecerem outras plataformas de comunicação.

3. Pedido de desculpa: dependendo do tipo de problema, é importante usar os canais de comunicação para se desculpar com os clientes. Uma forma de evitar que transtornos se espalhem é se antecipar com pedidos de desculpa, explicando o que aconteceu, com um comunicado sobre o ocorrido.

Agora que você sabe como se comunicar melhor com os clientes, basta fazer a sua parte para se prevenir de problemas ligados à comunicação com o seu público.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!