PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO SABER SE EXISTE FRAUDE EM UMA EMPRESA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

COMO SABER SE EXISTE FRAUDE EM UMA EMPRESA

Por melhor que um empreendedor seja ele não está ileso de ter em sua equipe alguém que aja pelas suas costas. Por isso, um administrador competente deve dominar as técnicas de como saber se existe fraude em uma empresa.

Empresas de auditoria nessa hora podem ser muito eficientes, mas é essencial também que o empreendedor que deseja ter a sua empresa sob controle acompanhe tudo o que é feito. Isso com certeza evitará em muito os casos de desvio de dinheiro.

Embora haja outros tipos de corrupção que podem ocorrer dentro de uma empresa, a apropriação indevida de recursos é a mais comum. Também vale dizer que segundo levantamentos da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), muitas vezes, o administrador de uma empresa acaba fechando os olhos.

Ele involuntariamente permanece sem querer acreditar no que está acontecendo, ainda mais, porque são vários os casos que a pessoa que está cometendo o desvio de dinheiro é justamente alguém muito próximo. Em geral, um merecedor até então de confiança e que pode ser até mesmo o braço direito do proprietário.

Embora a atenção com as possíveis fraudes no empreendimento não possa desviar o administrador dos seus objetivos de desenvolver novos produtos, vender e apostar no marketing é importante não dar sorte para o azar.

Dicas de como saber se existe fraude em uma empresa

Existem programas que são oferecidos por empresas de consultoria que têm justamente o objetivo de criar ferramentas para evitar e detectar fraudes. Para tanto, se cria uma série de recursos, entre eles, código de conduta, canal de denúncia, comitê de ética, sistema de recrutamento, monitoramento de ações de riscos, entre outras.

Além do desvio de dinheiro, outras fraudes possíveis dentro de uma empresa são furto, roubo, sabotagem, desperdício voluntário, apropriação indébita, pagamento a menor e sonegação de tributos. O empreendedor deve saber que é bastante comum que quando há um caso de fraude ele nunca é de responsabilidade de apenas uma pessoa.

O fraudador tem ainda o costume de testar sempre os controles internos antes de cometer a fraude programada. Ele é inteligente e você pode nem desconfiar. Contratar uma empresa de auditoria pode ser útil também, já que ela não tem relacionamento com os envolvidos, conseguindo fazer uma avaliação mais imparcial da situação.

No entanto, muitas vezes, a auditoria vai identificar um erro, sem poder afirmar que tenha sido fruto de fraude, pois enquanto o primeiro não é proposital, o segundo é. Cabe, portanto, ao administrador avaliar cada caso e identificar se o funcionário cometeu um engano ou se está tramando algo.

Os setores que costumam ser auditados com preferência, pois estão mais propícios a sofrer fraudes, são o financeiro, almoxarifado, compras e vendas.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!