PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO SABER O DIA QUE ENGRAVIDEI

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Engravidar

COMO SABER O DIA QUE ENGRAVIDEI

É normal que quando a mulher descobre que está grávida fique curiosa em saber qual o dia exatamente em que iniciou a gestação. Para responder à pergunta: como saber o dia que engravidei é possível se valer de algumas dicas bem fáceis e úteis.

Porém, vale lembrar que o dia da fecundação do óvulo não é necessariamente o primeiro dia da gravidez, da mesma forma o óvulo nem sempre é fecundado no mesmo dia em que houve a relação sexual. O espermatozoide pode viver até cinco dias no útero da mulher, à espera do óvulo.

Para explicar melhor: o dia que iniciou a gestação é aquele que foi o primeiro dia da última menstruação que você teve. No entanto, isso não significa que a mulher ficou grávida quando menstruada, mas sim que um novo ciclo iniciou, que é quando o organismo começa a preparação para receber o feto.

Na realidade, todos os meses o corpo da mulher se prepara para iniciar uma gestação e quando nenhum espermatozoide fecunda o óvulo a consequência é a menstruação. Já para saber quando o óvulo foi fecundado é preciso identificar qual foi o dia da ovulação, que costuma ser no meio do ciclo menstrual.

Em mulheres com ciclos regulares, de 28 dias, a metade do ciclo é, portanto, 14 dias depois do início do ciclo menstrual, que é o primeiro dia da menstruação. Assim, quem tem o ciclo menstrual regular pode calcular o dia da fecundação, sendo que como já dito não precisa ser exatamente no 14º, mas também dois dias antes e depois.

Mais dicas de como saber o dia que engravidei

Se a mulher teve mais de uma relação sexual durante o seu período fértil não é possível dizer em qual dos momentos houve a ovulação, pois o espermatozoide pode se manter por vários dias no corpo da mulher. Já que o dia exato da fecundação é difícil de precisar, responder à pergunta como saber o dia que engravidei é possível, desde que sejam levados em consideração em torno de cinco dias.

Porém, existem exames que podem ajudar a deixar a resposta mais precisa, como o ultrassom, que pode ser realizado nos três primeiros meses de gravidez. Isso é possível porque o médico poderá saber quantas semanas o bebê já tem ao observar o seu tamanho.

É esse indicativo e demais cálculos médicos com base em exames de imagem que permite ao profissional dar a idade gestacional do bebê e mesmo calcular em que dia ele possivelmente irá nascer. Porém, se o ultrassom for feito após a 14ª semana de gestação ficar mais difícil precisar, pois a partir desse momento os fetos crescem com velocidades diferentes.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!