PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO REDUZIR CUSTOS EM PEQUENAS EMPRESAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

COMO REDUZIR CUSTOS EM PEQUENAS EMPRESAS

É bastante comum que os empresários de pequenos negócios estejam sempre em busca de formas de cortar custos e reduzir as despesas de suas empresas. Isso porque tem se tornado um objetivo conseguir demonstração de eficácia, mas com o menor custo operacional possível. Levando isso em conta, você deve saber como reduzir custos em pequenas empresas, caso você tenha um negócio de pequeno porte.

É mais fácil para as pequenas conseguirem se manter com baixos custos até o início da expansão dos negócios, mas devido à falta de planejamento para realizar esse crescimento de forma segura, muitas empresas acabam inchando demais seus custos operacionais e ainda diminuindo sua lucratividade.

 Dicas de como reduzir custos em pequenas empresas

1. Mantenha a folha de pagamento bastante enxuta: mesmo que sua empresa comece a expandir, a contratação de novos funcionários precisa ser muito bem pensada e planejada, já que uma nova contratação representa um custo fixo alto, além de grande encargos trabalhistas a longo prazo. Muitas vezes, compensa mais pagar horas extras e trabalhar além do expediente.

2. Terceirize o que não for de sua competência: todas as empresas apresentam uma competência essencial, ou seja, ações do seu ramo de atuação. Essa ação, que é o seu real negócio, jamais deve ser terceirizada. Entretanto, todas as outras questões que não forem de sua competência podem ser terceirizadas como uma forma de reduzir custos em empreendimentos menores.

3. Avalie a compra de equipamentos usados: estude comprar equipamentos de segunda mão, já que é possível encontrar muitas tecnologias e também capital produtivo em boas condições, por um ótimo preço, quando se pesquisa bem. Muitas vezes, a compra de um ativo pelo preço atual de mercado é viável para a empresa. Alguns equipamentos seminovos podem chegar a custar até 70% o valor do novo, o que ajuda quem deseja saber como reduzir custos em pequenas empresas.

4. Brigue por prazos melhores: em quaisquer negócios, os prazos mandam no seu planejamento. Se os clientes pagam a empresa com 30 dias, não aceite qualquer prazo menor que esse dos fornecedores, pois quanto menos você financiar seus clientes, melhor será para o negócio e uma boa forma de reduzir os custos.

5. Cobre juros: se não tiver como evitar o financiamento dos clientes, lembre que isso não pode ser feito de graça, uma vez que você precisará cobrar os juros desse serviço. Nenhuma empresa pode ficar com o dinheiro parado sem gerar receita.

6. Cote sempre os preços antes de qualquer aquisição: sempre que for adquirir algum bem ou serviço para a empresa, mesmo que seja algo de pouca importância e valor, faça a cotação dessa despesa. A longo prazo, essa aquisição mal planejada pode representar mais dinheiro do que o previsto inicialmente.

7. Use recursos como a internet: aproveite as facilidades que a internet oferece, com uma série de sites que trazem uma variedade grande de produtos a baixo custo ou mesmo gratuitos que podem alavancar sua empresa, possibilitando uma grande economia na compra de licenças. Você também pode aproveitar a internet para economizar com a divulgação dos serviços prestados.

Dessa forma, basta seguir as nossas dicas de como reduzir custos em pequenas empresas.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!