PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO REDUZIR A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO REDUZIR A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS – Um problema que afeta muitas pessoas, sobretudo mulheres, é a retenção de líquidos. Com o corpo retendo líquidos, os tornozelos ficam inchados, a sensação de estar com uns quilinhos a mais traz muito desconforto. Para resolver a situação, é comum que muitas deles procurem médicos e remédios, mas sem efetivamente conseguir obter um resultado satisfatório. Isso por estar sendo causado pela alimentação incorreta da pessoa, que ainda causa a retenção de líquidos, independente da ingestão de medicamentos. Nesse caso, a dica é recorrer aos alimentos funcionais, como os diuréticos. A seguir você verá como reduzir a retenção de líquidos através de uma alimentação mais saudável.

É preciso primeiro ter em mente que alimentos funcionais não são medicamentos, mas que se usados corretamente podem ajudar a prevenir problemas graves de saúde, evitando ainda despesas com medicamentos e tratamentos. Alimentos diuréticos devem ser implementados na dieta quando já necessidade de eliminar excesso de líquido através da urina, prevenindo a formação de edemas e inchaços. A retenção de líquido, além de favorecer ao inchaço e edemas, ainda pode afetar no aumento de peso e modificação da aparência.

COMO REDUZIR A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

A retenção de líquidos na maioria dos casos é causada pelo excesso de ingestão de sal, usado normalmente no preparo de alimentos. Pode também ser resultado do consumo exagerado de alimentos industrializados, com alto teor de sódio, assim como o mau funcionamento dos rins, pela hipertensão ou excesso na ingestão de álcool. Em todos estes casos, o consumo de alimentos diuréticos pode ajudar a eliminar os líquidos retidos. No caso das mulheres, é ainda mais comum que a retenção de líquidos cause inchaço nas pernas e nos pés, assim como aumento de celulite.

Como reduzir a retenção de líquidos na alimentação

Ao inserir alimentos diuréticos na sua dieta diária, eles podem ajudar na eliminação dos líquidos retidos ou também a reduzir a retenção. São considerados alimentos altamente diuréticos o morango, abóbora, beterraba, escarola e cenoura, por apresentarem um alto teor de água na composição, ajudando na eliminação dos líquidos em excesso que estão no organismo. Também apresentam forte ação diurética o melão, melancia, maracujá, abacaxi, alface, agrião, repolho, tomate, salsinha, alcachofra, broto de feijão, pepino, erva-doce, berinjela entre outros.

Esses alimentos representam ainda, além da ação diurética, uma ótima fonte de fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino, ajudando a eliminar outras toxinas do nosso organismo. Apesar dos benefícios, é sempre bom lembrar que tudo o que vem em excesso pode causar outros problemas, por isso a dica é manter uma dieta rica em nutrientes e bem balanceada. Para estimular o bom funcionamento natural dos rins nada melhor do que ingerir bastante água, principalmente as de origem filtrada e fontes seguras.

Por fim, para evitar a retenção de líquidos, evite: consumir muitos produtos industrializados, adoçantes com sacarina sódica, caldos de carnes em tabletes, bebidas alcoólicas em excesso e alimentos preparados com muito sal.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!