PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO RECICLAR PAPEL EM CASA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Casa & Decoração

COMO RECICLAR PAPEL EM CASA

Quem gosta de artesanato possivelmente já viu cadernos e agendas de papel reciclado e deve ter achado o máximo. Mas você sabia que eles podem ser confeccionados em casa? Se você se interessou, descubra como reciclar papel em casa de forma profissional.

O primeiro passo é reunir todos os instrumentos e materiais necessários, como papéis velhos, podendo ser folhas de caderno, revistas, blocos, correspondência, folders antigos, etc; um balde, uma bacia grande (preferencialmente quadrada), liquidificador e uma tela (silk screen). Comece picando o papel e coloque dentro do balde, depois cubra com água e deixe parado por três dias.

Esse tempo é necessário para que as fibras do papel se soltem, caso contrário, como reciclar papel em casa não vai dar certo. Após os dias decorridos, bata a mistura na qual se transformou o papel do balde no liquidificador, o que vai torná-la uma pasta. Em seguida, deposite o conteúdo na bacia e adicione água até completar 10 centímetros de profundidade.

Você já pode então pegar a tela usando as duas mãos, levá-la até o fundo da bacia, mexê-la com cuidado para que o conteúdo se espalhe por cima e, depois, suba a tela devagar, mantendo a pasta sobre ela. O próximo passo é deixar a tela parada com o material em local arejado durante um dia.

Após 24 horas, você já pode remover o papel reciclado com cuidado da tela, que já estará pronto. No entanto, para agilizar o procedimento existe outra forma, que é o de tirar a tela da bacia com a pasta e depositar em um local amplo, onde se possa molhar, pois será usado um pano para remover o excesso de água.

Para tanto, é preciso colocar a parte da tela com o conteúdo virado para a superfície e pressionar um pano no outro lado, até que o papel esteja pronto para se desgrudar. Depois, o estenda até que seque, o que pode levar um dia.

Dicas de como reciclar papel em casa

É melhor usar um liquidificador antigo, que funcione, mas que não seja usado para preparar alimentos. Se não tiver outro, lave-o muito bem depois de usar. Para não forçar o motor do liquidificador, coloque pouca quantia da mistura por vez.

É normal que da primeira vez o papel não fique do jeito que você gostaria, ainda mais se usar a técnica para fazer mais de um por vez. Mas com a prática, depois de algumas tentativas, você aprende a segurar melhor a tela e o momento ideal de virá-la.

Outra dica para deixar o seu trabalho ainda mais bonito é personalizá-lo com pétalas de flores, cascas de alho e cebola ou pequenos pedaços de tecido rasgado. Esses materiais devem ser adicionados à mistura no momento em que você coloca a pasta na bacia.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!