Pular para o conteúdo

COMO PROTEGER OS SEIOS NA HORA DE AMAMENTAR

COMO PROTEGER OS SEIOS NA HORA DE AMAMENTAR – Muitas mães têm dúvidas sobre a amamentação, e seria bom se elas fossem tiradas antes do bebê nascer, já no pré-natal, onde o médico está em contato constante com a mãe e é a hora perfeita pra tirar qualquer dúvida. Mas as mães não possuem uma listinha de dúvidas sobre o que ainda não viveram, e não tem como adivinhar todas as situações difíceis e as que não sabemos como proceder. Uma dessas dificuldades está na hora de amamentar.

No começo nem sempre surgem problemas, mas com o tempo a mães sentes dores na região e o mamilo acaba ficando bem sensível, rachando a pele e descascando muitas vezes. Há muitas soluções para isso, desde cremes até exercícios, que devem ser conversadas com o seu médico em cada situação específica. Afinal, cada mãe tem um tipo de mamilo diferente, e cada tipo de mamilo pode requerer uma solução diferente, daí a importância da consulta.

COMO PROTEGER OS SEIOS NA HORA DE AMAMENTAR

Melhores procedimentos comuns

Há muitas recomendações gerais para evitar problemas, e é nessas que vamos focar daqui por diante. A primeira delas é um banho de sol nos seios. Escolha um lugar da sua casa (quintal ou varanda) em que você possa tirar o sutiã, e tome cerca de 10 a 20 minutos de sol por dia nos seios. Sempre escolha o horário da manhã, para que não haja queimaduras.

O sol nesse caso é apenas um estímulo, bem diferente dos banhos de sol que estamos acostumadas a tomar. Uma precaução importante é não utilizar nenhum tipo de creme na região. Se você geralmente utiliza cremes hidratantes na pele, essa não é a melhor hora de aplicá-lo nos seus seios. Os exercícios de estímulo dos seios também não são muito eficazes, apesar de serem recomendados em alguns casos.

O estímulo que vem do bebê na hora da amamentação é o melhor exercício que poderia haver, e na maior dos casos é o suficiente. O que pode ser aplicado na região dos seios são alguns cremes cicatrizantes, no caso dos seios começarem a rachar. Há uma variedade de cremes específicos para mamães e esses cremes sempre devem ser recomendados por um médico.

O erro que às vezes cometemos é pegar algumas orientações com parentes e amigas que foram mães. A sabedoria de quem foi mãe e dos parentes mais experientes é muito válida, mas com relação a cremes e medicamentos o melhor mesmo é confiar no seu médico.