PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO PREVENIR INFECÇÕES NAS UNHAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO PREVENIR INFECÇÕES NAS UNHAS

Fazer as unhas é praticamente um ritual de beleza para as mulheres que deve ser repetido ao menos uma vez por semana. Mas os cuidados com as unhas devem ir muito além da parte estética. Nos salões de beleza ou com a manicure, é importante verificar as condições higiênicas necessárias para a saúde de suas mãos. Saiba como prevenir infecções nas unhas que podem prejudicar a saúde e a qualidade estética de suas mãos e tenha unhas lindas e saudáveis.

Dicas de como prevenir infecções nas unhas

– Tenha seu próprio kit de manicure e pedicure

O ideal é que a mulher tenha seu próprio kit de manicure e pedicure. Mesmo que você não faça as unhas sozinha, mantenha os seus próprios utensílios e peça que a manicure os utilize quando for fazer as suas mão e seus pés.

O alicate e outros utensílios utilizados pelas manicures precisam ser bem esterilizados pois são usados em diversas pessoas, tendo o seu você evita desconfiança. Cortes com aparelhos que não foram higienizados corretamente podem transmitir doenças como hepatite B e C e HIV.

Se acontecer um corte, mesmo que utilizando um aparelho esterilizado, as bactérias que já estavam na sua própria pele podem causar infecções, por isso lave a região machucada imediatamente e se o corte for muito grande, feche com um curativo.

Se para você não houver melhor opção que ir a manicure no salão de beleza, procure não mudar de profissional e sempre manter uma pessoa de confiança, que de preferência, faça a esterilização dos utensílios na sua frente.

– Esterilize os seus utensílios

Mesmo que só você vá usar, é preciso higienizar também o seus instrumentos de manicure para eliminar bactérias que podem se acumular no recipiente em que você os guarda ou mesmo do ar.

Para esterilizar os instrumentos metálicos em casa, use água corrente em temperatura natural com detergente comum. Retire todo o detergente e deixe secar naturalmente. Para garantir que todas as bactérias sejam eliminadas, antes de usar os utensílios, passe um pouco de álcool.

– Evite cortas as cutículas

Você já deve achar comum retirar a pele existente em volta de suas unhas, é um procedimento na hora de pintar. Mas as cutículas são importantes para a proteção das unhas, pois elas não deixam bactérias que entramos em contato no dia a dia entrarem.

Para ter unhas bonitas mesmo com cutículas, tente mantê-las sempre hidratadas, o que evita aquelas peles soltas ao redor das unhas e o ressecamento que faz a mulher querer se livrar das cutículas. Ao hidratar as mãos na região da cutícula, as empurre para trás, isto disfarça o contorno.

Manter as unhas grandes ajuda também a evitar que bactérias invadam os dedos. Mas cuidado: não deixe as unhas nem muito grandes nem muito curtas. As unhas muito grandes acabam puxando mais sujeira, e muito curtas correm mais risco de encravar e causar mais infecções. Quem mantém as unhas grandes deve lembrar de lavar bem na parte de baixo para evitar mais sujeira caso aconteça algum corte.

– Proteja-se 

Se mesmo tomando essas precauções não der para fugir da manicure e você ainda tem medo de adquirir alguma doença por infecção nas unhas, proteja-se com a vacina para hepatite B. Agora todas as pessoas com menos de 50 anos podem tomar a vacina gratuitamente em postos de saúde de todo o país. A vacina é feita em três doses injetáveis e previne uma doença que causa muitas complicações, como cirrose hepática.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!