PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO PREPARAR O AMBIENTE PARA PINTURA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Casa & Decoração ,Dicas

COMO PREPARAR O AMBIENTE PARA PINTURA

Para economizar com mão-de-obra, muitas pessoas se prontificam a pintar as paredes da própria casa, mas fazem isso sem qualquer experiência, o que é um prato cheio para vários erros, sendo o principal pular as etapas de preparação da superfície para receber a tinta. Se você não quer comprometer a pintura do local, é importante saber como preparar o ambiente para pintura.

É preciso perceber todas as imperfeições da parede. Como? Removendo toda a mobília do cômodo e procurando por áreas ásperas, descascadas ou lascadas, que podem ficar à mostra com a pintura. Além disso, você deve observar ainda se há mofo ou umidade nas paredes. O próximo passo é a preparação do ambiente e da parede.

4 dicas de como preparar um ambiente para pintura

1. Projete o ambiente

Comece sempre cobrindo o chão, para evitar que os pingos saídos da pintura respinguem e deixem manchas. Utilize jornais ou papelão e fixe esses materiais no chão com fita crepe. Evite utilizar plástico, pois a tinta que cai nele não seca direito e você pode facilmente pisar e depois espalhar a sujeira para outros ambientes. Em vez de deixar os sacos plásticos no chão, utilize-os para cobrir móveis, espelhos, tomadas e pequenas tiras nos interruptores. Assim, você não correrá riscos de danificar itens do ambiente.

2. Livre-se das imperfeições

Outro fator de como preparar o ambiente para pintura é considerar os pontos ásperos, os descascados e as elevações da parede, que devem ser retirados antes da aplicação da tinta. Normalmente, os reparos devem levar de 30 minutos a 1 hora.

Casas antigas costumam precisam de raspagem, pois depois de um tempo, elas começam a descascar ou a rachar em alguns pontos. Para limpar esses desfeitos, você precisa raspar com cuidado as imperfeições e retirar as partículas soltas. Em seguida, lixe suavemente a área para uniformizar com o resto da parede. Você pode ainda finalizar com a aplicação de massa corrida se a ondulação for muito grande. Depois, é só passar a lixa novamente para igualar, lembrando-se de utilizar uma lixa específica para paredes.

Quando a parede estiver pronta para a pintura, utilize fita adesiva no rodapé para evitar manchas. Retire a fita do rolo e grude na parede usando o polegar, para não colar torto e deixar uma linha torta na parede. No caso de paredes com reboco ou mofo, é melhor pedir ajuda de um especialista para retirar as imperfeições e preparar a superfície. Não adianta nada pintar sem resolver o problema do bolor, por exemplo.

3. Hora da pintura

Você pode começar a pintar as paredes de cima para baixo com o rolo e completar detalhes nas laterais com pincel de mão. Na hora da segunda mão, fique mais atento para cobrir as diferenças que os dois pinceis fazem na pintura da parede. As tintas de acabamento acetinado ou semibrilho expõem mais as imperfeições da pintura. Por isso, elas exigem mais atenção. Se o tempo estiver chuvoso ou úmido, o melhor a fazer é adiar a pintura do local para um dia mais seco, pois o clima úmido dificulta a secagem da tinta e, consequentemente, o resultado do trabalho.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!