PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO PREPARAR AULAS PARTICULARES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

A procura por professores particulares vem aumentando, por isso, se você quer trabalhar nessa área é preciso saber como preparar aulas particulares. Diferente das aulas em salas escolares, essa modalidade de ensino é focada em apenas um aluno, no entanto, um estudante que está com problemas de aprendizagem na disciplina que você domina.

Assim, o primeiro passo de como fazer aulas particulares é saber o porquê que este aluno está com dificuldade em aprender o conteúdo, ainda mais se nas outras disciplinas ele está bem. Nesse caso, o baixo rendimento não necessariamente está relacionado à timidez do aluno em tirar as suas dúvidas ou por ser um aluno que não presta atenção às aulas.

COMO PREPARAR AULAS PARTICULARES

Então, o segundo passo de como preparar aulas particulares é tendo criatividade. Conforme a idade do aluno e a disciplina que você vai dar a ele, é possível usar imagens, situações reais e mesmo situações do cotidiano do aluno para ensinar a disciplina. É possível também que o aluno tenha dificuldade em apenas alguns tópicos e não em toda a disciplina.

Dicas para montar aulas particulares

Uma das dicas para montar aulas particulares, portanto, é você no primeiro dia ou no encontro que anteceder a primeira aula olhar o caderno do aluno para saber em que etapa estão os seus estudos. Peça que lhe mostre as suas provas e trabalhos para ajudá-lo a perceber melhor quais são os pontos que emperram o aprendizado do estudante.

Se necessário, também o questione, perguntando-lhe quais são as suas maiores dúvidas. Às vezes, o próprio aluno pode ter dificuldade em identificá-las. Na hora de iniciar as aulas, entretanto, certifique-se de que o conteúdo que antecede aquele que é visto em sala de aula seja dominado pelo aluno. Ele pode ter dificuldade em assuntos que sejam pré-requisitos para o que está estudando.

Para aprender a como fazer aulas particulares você deve, ainda, conversar com os pais do estudante. Assim, é possível saber se existem outros fatores que podem estar atrapalhando o seu rendimento, como bullying, problemas de visão, audição ou hiperatividade e déficit de atenção. De qualquer forma, uma revisão do conteúdo anterior ao que você deve ensinar pode facilitar a absorção do conteúdo.

Você precisa estar preparado, ainda, para um aluno que pode ser arredio, no caso de não estar gostando de fazer essas aulas extras. Nesse sentido, é preciso ter sensibilidade para tratar com a situação, fazendo o possível para chamar a sua atenção para o conteúdo, identificar as suas dificuldades e ensinar de um jeito diferente. Isso pode se feito ao conhecer as peculiaridades do estudante, bem como o seu ambiente familiar.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!