PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO O EFEITO SANFONA PREJUDICA A SAÚDE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Na ânsia de emagrecer, muitas pessoas aderem a uma série de dietas, mas que nem sempre conseguem levar por muito tempo, ainda mais se forem os cardápios restritivos em demasia. Dessa forma, mesmo que percam alguns quilos, os ganham novamente assim que voltar a se alimentar como de costume. Esse ganho e perda de peso frequente é o que se chama de efeito sanfona. E você faz ideia de como o efeito sanfona prejudica a saúde?

Por isso, o mais indicado na hora de perder peso é fazer uma reeducação alimentar, que não vai ser radical e sim ajudar o indivíduo a ter melhores hábitos alimentares a longo prazo. Os resultados podem ser mais demorados a se perceber, mas também serão mais duradouros e só vão garantir benéficos à saúde. Além disso, é preciso entender como o efeito sanfona prejudica a saúde. Além de afetar a autoestima, o efeito sanfona também conhecido como fenômeno ioiô popularmente e na medicina como ciclismo de peso, deixa o organismo mais propenso a algumas doenças. Ele provoca mudanças no metabolismo, influenciando o armazenamento de energia.

Saiba como o efeito sanfona prejudica a saúde e a autoestima

COMO O EFEITO SANFONA PREJUDICA A SAÚDE

Como evitar efeito sanfona é tão importante que alguns médicos, embora isso não seja uma unanimidade, afirmam que é melhor estar com o peso acima do desejado do que passar pela redução e aumento de peso constante. Estudos relacionam o fenômeno ioiô com o risco maior de câncer renal em mulheres na pós-menopausa.

Outro problema associado à saúde de quem passa pelo efeito constantemente é a hipertensão e a pré-eclâmpsia (hipertensão grave durante a gravidez). Mudanças de humor, ansiedade e depressão também são mais comuns em quem passa pelo ciclismo de peso.

Isso ocorre porque quando o indivíduo faz uma redução muito drástica na quantidade de calorias ingeridas acontece uma diminuição do nível de leptina no sangue e um aumento nas concentrações de grelina. Enquanto a leptina é um hormônio produzido no tecido gorduroso, que leva ao cérebro sinais de saciedade, a grelina é uma substância produzida no estômago que informa a sensação de fome para o cérebro.

Quando a pessoa faz uma dieta radical, portanto, os níveis dessas substâncias no organismo mudam radicalmente e como eles atuam na regulação do metabolismo, o resultado disso são as alterações no mesmo. Além disso, como evitar efeito sanfona é fundamental porque o organismo está programado para evitar a falta de alimentos e quando ele percebe que o indivíduo não se alimenta, prevendo um problema de inanição, protege-o facilitando o armazenamento de calorias, ocasionando o ganho de peso.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!