PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO NÃO PASSAR DOENÇAS PARA OS FILHOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê ,Saúde

COMO NÃO PASSAR DOENÇAS PARA OS FILHOS

No cuidado com crianças, uma das principais preocupações é como não passar doenças para os filhos. Do mesmo modo que uma gestante pode transmitir doenças para o feto ainda no útero, ela também tem condições de oferecer imunizações ao bebê. Por isso, as mulheres grávidas precisam ficar bastante atentas às orientações médicas sobre as melhores práticas de vacinação.

Somente um médico habilitado é recomendado para indicar quais vacinas precisam ser tomadas antes, durante e depois da gravidez. Além disso, o profissional da saúde indica corretamente as vacinas que devem ser evitadas a todo custo. Portanto, o acompanhamento médico precisa fazer parte do cotidiano de toda mãe, desde que ela descobre que está esperando uma criança.

Como não passar doenças para os filhos

Saber como não passar doenças para os filhos é importante porque quando a mãe produz anticorpos ao receber as vacinas, ela passa essa mesma proteção para o bebê através da placenta. Ao ser vacinada contra tétano, por exemplo, a mãe transfere a proteção ao bebê, impedindo o tétano neonatal, que pode ser fatal.

O governo brasileiro pretende oferecer gratuitamente a vacina dTpa (contra difteria, tétano e coqueluche acelular) para mulheres gestantes. Essa medida do Ministério da Saúde, oferecendo imunidade diretamente aos bebês, visa principalmente diminuir o aumento recente de casos de coqueluche. A imunização das gestantes deve contribuir tanto para a diminuição da transmissão da doença para o lactente precoce, como poderá oferecer proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida, quando a criança ainda não tem a oportunidade de completar o esquema vacinal.

Como existem substâncias que resultam na produção de anticorpos, tornando o organismo imune ou resistente a determinado vírus, as vacinas recomendadas para mulheres grávidas são aquelas de compostos chamados inativados, nos quais os micro-organismos não estão vivos. Assim, não há risco de transmissão do vírus à criança.

Como ocorre a transmissão de doenças para os filhos

A transmissão de doenças da mãe para o bebê pode acontecer em qualquer momento da gestação, durante o parto e até mesmo após o nascimento. Por isso, é importante a vacinação adequada para evitar diversos problemas de saúde.

Entre as doenças que podem ser transmitidas estão: sífilis, toxoplasmose, HIV, hepatite B, rubéola, entre outras. A transmissão acontece porque a placenta permite a passagem de agentes infecciosos na dependência de vários fatores, incluindo o trimestre da gestação e o estado imunológico da mãe, por exemplo.

Ao se prevenir contra doenças e adotar as medidas necessárias para não repassar doenças aos filhos, você evitará problemas ligados à saúde do seu filho. Lembre que quanto mais cedo você se informar em detalhes com o seu médico, melhor será a chance de evitar futuras dores de cabeça por causa de doenças transmitidas ao bebê.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!