PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO NÃO MATAR UMA PLANTA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO NÃO MATAR UMA PLANTA

Manter suas plantas vivas e saudáveis nem sempre é uma tarefa fácil. Pouca gente sabe quais são os cuidados indispensáveis para manter uma planta em boas condições. Ao saber como não matar uma planta, você vai ter condições de evitar que ela dure pouco. E o melhor: a partir de ações simples e práticas!

Como não matar uma planta

Quem já teve alguma planta dentro de casa deve saber que é comum que, depois de algum tempo, as folhas fiquem amarelas e comecem a cair, mas sem que o caule continue perca a aparência sadia. Quando isso ocorre, apenas levar a planta para tomar um sol diariamente é o suficiente para que ela se revitalize, começando a mostrar suas primeiras folhas saudáveis.

Na hora de cuidar de uma planta em casa, você precisa lembrar que existem três fatores fundamentais para a sobrevivência das plantas: nutrientes, luz e água. A planta começa a morrer justamente quando alguma dessas condições deixa de ser ofertada à planta. Se as folhas começam a cair, isso já é um sinal de que a planta está mais fraca, mas ainda não significa que ela morreu. Apesar de estar sem forças e energia, é possível salvar a planta proporcionando novamente boas condições para ela se recuperar.

Muitos problemas podem ser evitados ainda no momento da escolha e da compra da planta.  Sendo assim, esclareça todas as dúvidas sobre os cuidados necessários. É preciso saber todas as informações importantes e cuidados com a espécie antes de levar a planta para casa. Por exemplo: confira qual tipo de iluminação a planta precisa e qual o intervalo entre uma rega e outra.

Como cada espécie tem características específicas, é difícil conseguir apontar um manejo generalizado para todas elas. Entretanto, medidas como adubar a cada dois meses, cuidados com a rega e a iluminação são as principais dicas para não matar plantas. Quando estas estão fracas, a adubagem pode ajudar na recuperação e, às vezes, o resultado muda apenas com mais água e terra.

Além disso, existem espécies que duram por mais de décadas, contanto que você saiba como não matar uma planta. Para quem não tem paciência, recomenda-se optar por espécies mais simples, como os cactos, que não quererem muita água, necessitando apenas de rega duas vezes por semana, entre outros cuidados básicos.

Por fim, fique atento ao fato de que nem toda folha que cai representa necessariamente o definhamento da planta, pois algumas espécies têm uma queda das folhas mais velhas em determinadas épocas. Se as folhas ficarem vermelhas, isso significa que as plantas estão em um período de dormência, e não enfraquecimento. O alerta deve ser dado quando a folha verde ficar murcha e caída.

Com as informações acima, você evitará a morte da sua plantinha, que poderá decorar o ambiente escolhido por bastante tempo.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!