PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO NÃO COMETER GAFES E DESRESPEITAR CRENÇAS E RELIGIÃO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

Os cuidados sobre como não cometer gafes e desrespeitar crenças das pessoas são muito importantes, ainda mais hoje em dia, quando existem muitas opiniões divergentes e religiões diferentes em todo o país. Para tanto, é preciso entender o que significa a chamada intolerância religiosa.

COMO NÃO COMETER GAFES E DESRESPEITAR CRENÇAS E RELIGIÃO

Dicas para não cometer gafes e desrespeitar crenças

Essa atitude é comum quando uma pessoa ofende crenças e religiões diferentes da sua, o que pode, em geral, resultar em um tipo de perseguição. Caso você não saiba como não cometer gafes e desrespeitar crenças das pessoas o seu comportamento pode até mesmo ser configurado como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana. Na prática, as dicas para não desrespeitar crenças devem considerar não ofender, não discriminar e não agir contra a vida de uma pessoa ou de um grupo.

Por outro lado, a respeito dos cuidados para não cometer gafes e desrespeitar a crença de alguém é preciso entender ainda que a intolerância religiosa não é a mesma coisa que crítica religiosa. Os cidadãos têm o direito à crítica de dogmas, desde que seja feita de maneira respeitosa, sem ódio.

Criticar, aliás, é bastante comum, inclusive, na esfera política, uma vez que existe uma grande influência religiosa na vida pública do Brasil. Além disso, sendo o país uma democracia é salutar que existam essas críticas, as quais asseguram o exercício do debate democrático, desde que os envolvidos no mesmo saibam como não desrespeitar a crença de alguém.

Por outro lado, o preconceito nem sempre é demonstrado com clareza, a não ser em casos de agressão física, podendo terminar até mesmo em homicídio. Por isso, entre as dicas para não desrespeitar as demais crenças e ser tachado de intolerante é sempre manter uma posição de respeito com todas as pessoas, mesmo com aquelas que tenham ideias muito diferentes das suas.

Pessoas que não usam a força física, mas ofendem outras pessoas ou grupos, ou mesmo, desmoralizam símbolos religiosos, ao queimar bandeiras, imagens, roupas típicas, etc podem ser consideradas criminosas. Existem canais para denunciar essas atitudes e mesmo se você se sentir desmoralizado ou for agredido pode usá-los para que os agressores sejam punidos.

Na capital paulista, existe a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), que se localiza na Rua Brigadeiro Tobias, 527 – 3º andar, Luz, e atende pelo número (11) 3311-3556/3315-0151 ramal 248. No entanto, todos os tipos de delegacia têm o dever de averiguar situações de intolerância religiosa.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!