COMO MONTAR UMA PRODUTORA DE EVENTOS

COMO MONTAR UMA PRODUTORA DE EVENTOS

Um dos ramos que mais lucram e não param de produzir durante todo o ano é a produção de eventos, o que tende a ser garantia de lucro. Se você gosta de festa e tem, preferencialmente, formação ou experiência em Relações Públicas, além de ser bem relacionado, você já está no caminho certo para atuar no ramo. Ao saber como montar uma produtora de eventos, seu sucesso vai ser ainda mais fácil de alcançar.

Mas o novo empreendedor deve prestar atenção na concorrência, pois o mundo dos eventos recebe investimentos constantes de novas empresas buscando seu lugar ao sol. Para investir em uma nova empresa de sucesso, é importante ver como montar uma produtora de eventos.

Veja como montar uma produtora de eventos

1. Estude o nicho

Como já citado, esse é um mercado concorrido, por isso, antes de abrir a produtora de eventos, faça uma pesquisa de como anda os negócios na área e na região em que você pretende trabalhar. Se a sua cidade ou região estiver carente de bons eventos, ou mesmo de um tipo específico para atender a um público segmentado, é hora de investir!

2. Conheça seu público

Você precisará localizar, decorar e padronizar a sua casa de eventos o máximo que puder, baseando-se no público que quer atingir, e, é claro, levar eventos e atrações que atraiam esse público para que tal segmentação funcione. Se quiser atender a mais de um público específico, tente criar uma agenda e determinar datas, por exemplo: shows de sertanejo todas as sextas-feiras.

Também é importante tentar determinar o público por idade, classe social, hábitos e onde costumam frequentar, para até mesmo saber o que servir e como atender. Assim, a satisfação do público irá assegurar uma aprovação maior do seu trabalho.

3. Trabalhe com especialistas

Se você tiver formação em administração, logística ou comunicação, você poderá cuidar bem de uma produtora de eventos, mas não deixe de contar com outros especialistas que vão impulsionar sua empresa nesse ramo, como um profissional de relações públicas com prática em eventos, além de publicitários para divulgação.

Também pense nos funcionários que irão servir, atender e proporcionar entretenimento durante o evento. Sempre contrate os melhores e mais experientes, checando os trabalhos anteriores de cada profissional, a fim de garantir que as pessoas mais qualificadas trabalhem para você.

4. Tenha um planejamento financeiro

Não se pode começar nenhum negócio na pressa, criando dívidas na esperança de que os lucros resolverão os problemas. Os lucros devem ser investidos no pagamento de seus funcionários e colaboradores, e novos ajustes e eventos, para que sua produtora continue funcionando.

Para evitar deixar a produtora parada no tempo em função do pagamento de dívidas, tenha um planejamento financeiro sólido, com uma reserva para imprevistos e dinheiro para todos os gastos iniciais necessários. Organize tudo em planilhas, atualizando sempre que houver gastos, para que nada se repita.

5. Tenha consultores

Para a parte de pagamentos, compras e investimentos, contrate um economista. Para contratação de pessoal especializado, um profissional de RH. Para contatos para os eventos, um comunicólogo. Para contratos e outras burocracias, um advogado. Sempre mantenha por perto um profissional especializado para ajudar nas consultas e na criação da sua produtora dentro dos conformes.

Com as dicas acima, será mais simples o processo de criação de uma produtora de eventos.