PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO MELHORAR A POSTURA PARA CORRIDAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas ,Saúde

COMO MELHORAR A POSTURA PARA CORRIDAS

Ao contrário do que muitos imaginam, a corrida é um esporte que exige muito mais do que a movimentação das pernas do atleta. Detalhes como os movimentos dos braços e do tronco também precisam ser observados com cautela, pois todo o corpo é muito importante para a atividade e todas as partes influenciam diretamente na performance do corredor. Mas como melhorar a postura para corridas?

A pergunta acima é essencial para tornar a corrida mais correta e com melhores resultados. Também é fundamental conhecer os detalhes que precisam ser revistos durante a corrida, para que você mantenha a postura correta durante seus treinos. Dessa forma, você será capaz de turbinar sua condição física e o seu rendimento.

Como melhorar a postura para corridas

1. Tronco

Uma boa postura para correr deve começar com uma base principal no tronco, pois ele é o responsável por alinhar todo o corpo durante o movimento. Não é preciso mantê-lo ereto, pelo contrário, deixá-lo levemente inclinado para frente é a melhor postura pra iniciar a corrida. Essa posição deixa o abdômen do corredor mais forte, auxiliando a sustentação da coluna vertebral e ajudando a manter a postura mais eficiente, evitando possíveis lesões durante os treinos. Mas é necessário já começar com o tronco levemente curvado, em invés de esperar o desgaste da corrida fazer com que você se incline, uma vez que isso significa sobrecarga, o que diminui o rendimento.

Em algumas situações, a postura do atleta durante o treino deve mudar. Por exemplo, se o seu local de corrida tiver uma subida no percurso, será preciso adaptar a biomecânica do movimento para otimizar a energia gasta nessa mudança de percurso. A dica dos fisioterapeutas é aproveitar a gravidade para forçar um pouco mais a inclinação do corpo na subida, o que pode ajudar na formação do abdômen.

2. Braços

Saber como melhorar a postura para corridas também inclui movimentar os braços e os ombros cuidadosamente. Eles precisam estar sempre para frente e alternando com as pernas durante as corridas. Já o cotovelo deve ficar em um ângulo de 90°. Além disso, você deve tomar cuidado com a rotação dos ombros e com o movimento lateral dos braços, pois isso atrapalha a corrida.

3. Costas

As costas do atleta devem estar em perfeito alinhamento com seu pescoço, que precisa estar relaxado, ou seja, sem tensão durante todo o percurso. Com o tronco levemente inclinado para frente, é possível manter um bom alinhamento e uma velocidade satisfatória, sem prejudicar as costas.

4. Joelhos

A postura dos joelhos durante a corrida também é de grande importância. Sempre que a perna é lançada para trás e os joelhos se dobram, as articulações podem sofrer com o movimento e depois com o impacto ao voltar para o chão. O exercício correto para os joelhos varia de acordo com a resistência de cada atleta. Portanto, é recomendável consultar um personal trainer para conferir como você está utilizando seus joelhos na corrida, a fim de melhorar sua postura.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!