PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO MELHORAR A ILUMINAÇÃO DO AMBIENTE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Casa & Decoração

COMO MELHORAR A ILUMINAÇÃO DO AMBIENTE

Em geral, uma casa bonita e iluminada é cercada por belas janelas que proporcionam uma boa iluminação aos ambientes. Mas nem todo mundo tem a sorte de encontrar um lugar tão iluminado para morar e, mesmo pintando todas as paredes de branco, nem sempre é possível fazer a luz tocar o ambiente, ainda que superficialmente. Porém, é possível ter ambientes mais iluminados com truques especiais, contanto que você saiba como melhorar a iluminação do ambiente.

4 dicas de como melhorar a iluminação do ambiente

1. Jogo de cores

Ter paredes claras realmente ajuda a clarear o ambiente, mas é preciso ter uma boa iluminação para realmente deixá-lo iluminado de forma satisfatória. Um jogo de cores, porém, pode ajudar a criar um ambiente mais iluminado ou até aumentar e diminuir a intensidade da claridade. Por exemplo: se você quiser as paredes brancas mais altas, basta pintar o teto com um tom mais escuro.

Outra dica de como melhorar a decoração do ambiente diz respeito ao uso de cores mais fortes na parede, que não significam menos claridade. Você pode escolher uma parede menor de um ambiente estreito para pintar com uma cor mais escura para receber mais luz contrastando com as outras.

2. Equilíbrio nos móveis

Os móveis também podem influenciar na iluminação ou no escurecimento do ambiente. Os móveis escuros tendem a escurecer mais o ambiente, porém, é possível quebrar esse efeito a partir da adição de objetos de decoração e cortinas mais claros.

Já os objetos feitos de materiais transparentes, como vidro, acrílico ou espelho, dão mais leveza até mesmo para um ambiente escuro. Entretanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar e deixar o ambiente frio. Nesse caso, é possível quebrar o efeito com objetos de decoração mais escuros que se destacam entre os móveis. Aposte também em prateleiras ou estantes estreitos, que permitem que o ambiente fique mais espaçoso e “clean”. Cuidado também com o entulho de objetos em cima dos móveis, o que pode estragar o ambiente iluminado da casa, chamando mais atenção que as paredes e até os próprios móveis da residência.

3. Ambientes externos ou abertos

Em apartamentos pequenos e cheios de divisões, a melhor solução para iluminá-los é aprender a integrar ambientes. Uma cozinha aberta pode garantir iluminação extra para as salas de estar e de jantar. Além disso, muitas paredes em um espaço pequeno escurecem tudo.

É claro que você não precisa derrubar paredes se não tiver recursos financeiros ou até físicos para isso. Uma boa alternativa é, simplesmente, substituir as portas. Lembre que portas com acabamentos de vidro permitem que a luminosidade atravesse para outros ambientes e ainda proporcionam um ar mais claro à casa.

4. Aproveite as janelas que tem

Se o problema de iluminação é a deficiência de janelas na casa, você pode aproveitar as poucas que tem, posicionando móveis de frente para elas. Ao fazer isso, não se esqueça de respeitar uma boa distância entre os móveis e as janelas, já que você pode ter os móveis prejudicados com chuva ou tempestades de vento. Por sua vez, uma bela cortina contornando a janela pode dar a impressão de uma abertura maior na parede. Caso a cortina seja clara, ela pode refletir a luz de fora, iluminando os ambientes.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!