PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO MANTER O INTESTINO REGULADO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO MANTER O INTESTINO REGULADO

O funcionamento do seu intestino é tão importante quanto as atividades que você pratica diariamente, como comer, beber água, fazer exercícios físicos e dormir. Quando uma dessas atividades não está sendo feito regularmente ou corretamente, o intestino acaba sentindo as consequências. E você sabe como manter o intestino regulado?

Para manter o intestino regulado é preciso respeitar as necessidades do seu corpo e cuidar bem dele. Uma alimentação específica pode ajudar no momento de prisão de ventre, mas comer ao menos um alimento que estimula o intestino por dia o ajudará a melhorar seu funcionamento e evitar o aparecimento de doenças no futuro.

Como você pode perceber, os maus hábitos alimentares são os principais vilões do mau funcionamento do intestino. Porém, outros problemas também podem provocar cólicas, constipações e prisão de ventre, como estresse, vida sedentária e desequilíbrio hormonal. Portanto, para manter o intestino funcionando bem e evitar o incômodo do inchaço que a prisão provoca, confira algumas dicas.

Dicas de como manter o intestino regulado

1. Alimente-se bem sempre

Alguns alimentos são conhecidos por solucionarem problemas de prisão de ventre. As fibras insolúveis funcionam como um laxante natural e estão presentes nas verduras, nas folhas verdes, em cereais integrais, em grãos como granola, e as clássicas frutas sempre recomendadas para combater o problema, como ameixa, figo, pêssego, mamão, abacaxi e jaca.

Porém, essas fibras precisam estar na sua alimentação todos os dias, e não somente quando surgem problemas no intestino. Dessa forma, as chances de você voltar a sentir dores e perturbações serão muito menores. Além disso, adicione pelo menos uma das frutas citadas acima em seu café da manhã ou sobremesa todos os dias e prefira alimentos em suas versões integrais.

2. Invista em exercícios físicos

Quanto mais o sangue no seu corpo é estimulado, melhor os órgãos irão funcionar. Claro que com o intestino não poderia ser diferente, por isso, atividades físicas são fundamentais para evitar problemas como a prisão de ventre. Se você ainda não pratica, comece com uma caminhada leve diária, de preferência depois de um bom café da manhã, e vá intensificando aos poucos.

3. Hidratação é fundamental

Assim como os exercícios físicos, sabemos que a água é fundamental para a saúde do corpo. No caso do intestino, os benefícios da água são muitos! Mantendo uma média de dois litros de água por dia, você irá hidratar seu corpo e estimular o trânsito intestinal.

4. Estabeleça horários

Assim como você precisa de um horário para começar e terminar seus exercícios e para uma pausa para beber água durante o dia, você também precisará de uma pausa para comer e para ir ao banheiro.

Nunca coma com pressa, estabeleça que seu horário de almoço é importante para que seu intestino receba bem o que está ingerindo.

A hora de ir ao banheiro também deve ser um compromisso diário. Seu corpo provavelmente se acostumará com este horário, por isso escolha um momento em que esteja em casa e não possa ser atrapalhado. Se sentir vontade de ir, não demore, não deixe seu corpo esperando.

Por fim, escolha um momento no seu dia para relaxar o corpo e a mente. Se você não conseguir parar por alguns minutos durante o dia, use a hora de dormir. Algumas dicas: leia um livro; deite-se confortavelmente na cama e respire fundo em três sequências de cinco inspirando pelo nariz e expirando pela boca; alongue-se antes de deitar; se preferir ouvir música, escolha um estilo musical mais suave em volume baixo. Com essas práticas, você dormirá melhor e acordará mais disposta, com o corpo relaxado, e esse bem-estar se refletirá também no funcionamento do seu intestino.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!