PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO MANTER A PREPARAÇÃO FÍSICA PARA JOGAR FUTEBOL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Futebol ,Saúde

COMO MANTER A PREPARAÇÃO FÍSICA PARA JOGAR FUTEBOL

Saber como manter a preparação física para jogar futebol é fundamental para você atingir bons resultados, ainda mais porque esse esporte é um dos que contam com maior desgaste físico. Isso se deve tanto à ampla área do corpo que o futebol abrange quanto ao tempo de uma partida sem intervalo.

Descubra como manter a preparação física para jogar futebol

Para manter a preparação física, é preciso apostar em alguns aspectos fundamentais, como resistência, força, coordenação, flexibilidade, velocidade, agilidade e equilíbrio. Quanto à resistência, que possibilita ao corpo aguentar um esforço intenso por um período de tempo, pode ser tanto aeróbica, quanto anaeróbica ou muscular.

Enquanto a resistência aeróbia se refere à usada quando se faz uma atividade de baixa intensidade por um longo tempo, a anaeróbia é necessária em exercícios de alta intensidade e curta duração. Já a resistência muscular refere-se à capacidade de um grupo muscular suportar repetidas contrações.

Já a força, que é a possibilidade de um músculo se opor a uma resistência, é de três tipos diferentes: dinâmica (que produz movimento); estática (iguala-se à resistência); e de explosão (junção de força e velocidade). Quanto à flexibilidade, trata-se da a maior amplitude possível de movimento de uma articulação.

A coordenação é a aptidão de fazer movimentos com o máximo de eficácia e economia de esforços, enquanto a velocidade se refere à habilidade de realizar uma ação em menor tempo possível. Já o equilíbrio é a conservação da projeção do centro de gravidade dentro da área de superfície de apoio.

Todas essas habilidades devem ser trabalhadas a fim de manter a preparação física para jogar futebol. A atenção que vai ser dada a cada um desses aspectos será de acordo com a estratégia dos treinadores da equipe. Porém, ao entender como funcionam, você pode treinar sozinho as habilidades que julgar merecerem mais atenção para o seu preparo físico.

A preparação física também depende da fase em que a equipe está, se em pré-temporada ou em etapa de competição. Quando os jogadores estão na pré-temporada, o mais comum é que o treino seja: físico em 50% do tempo, desenvolvendo todas as habilidades citadas; tático com trabalho das jogadas ensaiadas, defesa e ataque, entre outros tipos, em 30% do tempo; e 20% técnico, trabalhando em conjunto.

Quando uma equipe pode treinar mais frequentemente, é possível separar bem cada fase do treino, com a finalidade de manter a preparação física de cada atleta para jogar futebol. O mesmo não é possível com treinos mais escassos, quando os exercícios devem ser mesclados para melhor aproveitamento do tempo, inclusive, os de bola. Já quando ocorre a preparação física na fase de competição, o treino se divide em 20% físico, 40% tático e 40% técnico. Além disso, se houver treinos mais frequentes, cada atleta pode receber treinos distintos, conforme as suas necessidades.

Ao aprender como manter a preparação física para jogar futebol, você terá mais chance de virar um craque da bola.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!