PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO MANTER A COLUNA RETA POR MAIS TEMPO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO MANTER A COLUNA RETA POR MAIS TEMPO

As dores na lombar são frequentes em pessoas que costumam permanecer mal sentadas ou mesmo fazer movimentos sem cuidar da postura. Embora pareça difícil estar com a postura sempre correta, algumas dicas podem ajudar a saber como manter a coluna reta por mais tempo.

Na maioria das vezes, as pessoas não dão à coluna a atenção necessária, já que é ela quem permite que fiquemos em pé, além de oferecer mobilidade ao corpo e proteger a medula espinhal. No entanto, para tratar bem a coluna, não é preciso muito, basta saber como manter a postura adequada, tanto na hora de sentar, se abaixar ou mesmo ficar de pé.

Ao estarmos em pé, o melhor é dividir o peso do corpo entre as duas pernas, o que vai evitar que um dos lados fique sobrecarregado. Outra dica é caminhar ou sentar-se um pouco depois de 45 minutos ininterruptos de pé, pois a mudança de postura com alguma frequência ajuda a manter o corpo em constante movimento.

Já ao se sentar, é importante que o quadril se encaixe na cadeira, a fim de que o corpo acompanhe o ângulo de 90 graus que se forma entre o assento e o encosto. Também é importante que os pés fiquem com a sola toda apoiada no chão, por isso, as cadeiras reguláveis são as mais indicadas para manter a correta posição ao sentar.

Já as coxas devem ficar na mesma linha do quadril e os braços sobre os apoiadores da cadeira. No entanto, quem estiver usando o teclado do computador de mesa pode manter os cotovelos em cima da mesma.

Pela mesma razão, é indicado levantar a cada 45 minutos e fazer uma pausa na atividade para caminhar ou mesmo se manter de pé um pouco. Aproveite para alongar os braços e mexer o pescoço.

Mais dicas sobre como manter a coluna reta por mais tempo

Ao volante também é possível estar com a posição certa, sendo que o mais adequado é não reclinar demais o banco, e sim, manter um ângulo de 100 graus em relação ao chão. As costas e a cabeça podem se apoiar, enquanto os joelhos não devem ficar nem muito flexionados nem muito esticados.

O agachamento cotidiano, para recolher coisas no chão ou que estejam próximos dele, é outro movimento que exige cuidados de postura. A dica aqui é sempre flexionar os joelhos para se abaixar, assim, é possível descer com as costas retas, contraindo o abdômen.

Para pegar algo do chão, mantenha o joelho flexionado, que deve se aproximar o quanto for possível do abdômen, ainda mais se o objeto for pesado. Também é aconselhável que a pessoa nunca carregue objetos que tenham mais de 30% do seu peso.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!