PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO LIDERAR SEM SER AUTORITÁRIO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas ,Mercado, Negócios e Empresas

Muitos líderes de empresas ou outros segmentos enfrentam o dilema de ser autoritário ou ter autoridade. Isso porque uma tendência cada vez maior de empresas e empresários é a aposta na ideia de que é possível conquistar o respeito das equipes apenas com sua influência, sem precisar apelar para a autoridade. Para que suas ações sejam eficientes nesse sentido, é necessário saber como liderar sem ser autoritário.

Mas compreender como liderar sem ser autoritário não é uma tarefa fácil, pois não existe uma fórmula mágica para uma liderança de sucesso. O que existe é um conjunto de ações que pode garantir um bom resultado. Para tanto, recomendamos que você confira uma lista de elementos fundamentais de uma liderança com êxito e que não recorre ao autoritarismo para obter bons resultado.

Como liderar sem ser autoritário

COMO LIDERAR SEM SER AUTORITÁRIO

1. Respeito: se o líder não for respeitado pelos pares, o poder de influência dele perante seus liderados será bastante reduzido. Vários líderes tentam exigir respeito, esquecendo que ele precisa ser conquistado e merecido pelos colegas. Um líder pode conquistar o respeito por meio do exemplo, da comunicação, a partir de consultas da opinião dos colegas e as levando em consideração. Mas, acima de tudo, respeitando os liderados e suas opiniões.

2. Mensagem clara: ninguém seguirá um líder que não apresenta uma comunicação clara. Os líderes precisam desenvolver suas competências na área da comunicação para serem seguidos por seus liderados. É preciso ter em mente, porém, que comunicação envolve não apenas saber falar, mas também escutar os colegas. Tome o cuidado ainda de como você irá passar as mensagens, evitando recados velados ou indiretas no ambiente de trabalho.

3. Atitude positiva: a atitude do líder é algo fundamental para se conquistar uma liderança de sucesso. Quando os líderes se mostram vacilantes e inseguros, não encarando de forma positiva os desafios e as dificuldades que surgem no caminho, nenhuma equipe irá segui-lo por muito tempo. A atitude positiva vai além de um otimismo simples, afinal, trata-se do enfrentamento de desafios com coragem e vontade de alcançar o sucesso.

4. Motivação dos colegas: pela dinâmica, pela maneira como falam e envolvem a equipe, os líderes podem conseguir criar um desejo em todos de alcançarem uma performance elevada, motivando o grupo para o sucesso. Os liderados podem ainda ser motivados pelo exemplo e pelo modo como o próprio líder age.

5. Inspiração: além da motivação, outro fator importante é a capacidade de inspiração dos líderes, já que enquanto a motivação precisa sempre ser motivada, a inspiração deve ser algo que perdura. Grandes líderes são capazes de induzir a motivação e a inspiração.

6. A falha pode acontecer: mesmo com algumas dicas de como liderar sem ser autoritário, a liderança pode falhar em alguns momentos. Isso porque não existem dicas que prevejam todas as situações e reações do ser humano, que é um dos seres mais complexos no tratamento diário. Muitos dos maiores e melhores líderes de empresas da atualidade não são nomes muito conhecidos no meio empresarial, mas que conseguem estimular em seus liderados todas as competências necessárias para um bom desempenho.

Ao seguir as recomendações acima, você conseguirá liderar sem autoritarismo.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!