COMO LIDAR COM PESSOAS POSSESSIVAS

COMO LIDAR COM PESSOAS POSSESSIVAS

Há quem diga que a melhor maneira de como lidar com pessoas possessivas é não lidando, ou seja, se mantendo distante de indivíduos com esse perfil. No entanto, nem sempre é possível evitar a convivência com pessoas possessivas, principalmente, quando se tratam de pessoas da família, como pais, filhos e irmãos, ou mesmo quando o cônjuge se trata de uma pessoa possessiva.

No trabalho também é importante saber como lidar com pessoas possessivas já que da mesma forma que ocorre em outras relações interpessoais o convívio pode ser inevitável. Para algumas pessoas como tratar pessoas possessivas pode ser ainda mais difícil, quando elas têm um comportamento ao contrário, são tranquilas e desapegadas, podendo, muitas vezes, sentirem-se até mesmo subjugadas e controladas mais facilmente pelas possessivas.

Já quem também possui um comportamento possessivo pode achar que sabe como tratar pessoas possessivas, no entanto, estão sempre “em pé de guerra”. Para identificar melhor um indivíduo possessivo, vale lembrar que eles se caracterizam pela necessidade de posse, assim, tornam-se pessoas mandonas. Porém, o possessivo nem sempre percebe o seu jeito de ser, pois pode encarar como normal o sentimento que possui.

Dicas para lidar com pessoas possessivas

Cada pessoa tem um jeito de ser de acordo com uma série de aspectos que formam a sua personalidade, como educação que recebeu, estilo do núcleo familiar, relações ao longo da vida, etc. Assim, existem diferentes maneiras de uma pessoa mostrar que é possessiva. Pode ocorrer na criação dos filhos, ao impor uma forma de pensar ou atitudes que quer que os mesmos tenham.

No relacionamento afetivo, a pessoa possessiva pode ser a do tipo que gosta de tomar as decisões sem que haja consentimento da outra parte. No entanto, muitas vezes, o comportamento possessivo está com o excesso de cuidado, além de acreditar que as suas ideias são as mais adequadas. Assim, o possessivo se torna também o popularmente conhecido como “dono da verdade”.

Entre as dicas para conviver com pessoas possessivas está conversar com a pessoa e mostrar a ela esse seu comportamento, inclusive, quando se trata de um familiar. Quando for o cônjuge, é ainda mais importante esse diálogo, caso contrário, a relação pode ficar desgastada. No entanto, existem assuntos de menor importância que você pode tolerar, para que a relação com a pessoa possessiva não se baseie nos seus apontamentos.

Todos têm defeitos e mudar as pessoas não é algo que aconteça. Assim, o melhor é aceitar cada um com o seu jeito de ser. Ao mesmo tempo, entretanto, não se pode deixar que pessoas possessivas tomem decisões que o prejudique.