PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO LIDAR COM PESSOAS CIUMENTAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO LIDAR COM PESSOAS CIUMENTAS – A nova novela das nove da Rede Globo, Em Família, reabriu uma discussão antiga e cheia de senso comum sobre: o ciúme. Muita coisa é dita sobre o ciúme: que é bom para um relacionamento, que faz a pessoa se sentir amada e que só um pouquinho não machuca ninguém. Mas o ciúme do personagem Laerte pela namorada Helena na novela de Manoel Carlos é possessivo demais e acaba machucando. A seguir você vai entender melhor o que é o ciúme e aprender como lidar com pessoas ciumentas.

Muitos tentam justificar dizendo que é preciso proteger a pessoa que se ama e mantê-la por perto ou que até mesmo que as reações são merecidas quando há provocação. Mas quando o ciúme começa a causar estes questionamentos e a agredir, não significa boa coisa para o relacionamento.

9 Dicas de como lidar com pessoas ciumentas

COMO LIDAR COM PESSOAS CIUMENTAS

1. Procure ver o lado do ciumento. Geralmente o ciúme vem da insegurança. A pessoa precisa saber e sentir que é amada e ter certeza de que não será substituída. Isso é necessário para todos, às vezes, mas com o ciumento a falta de atenção pode ter consequências maiores.

2. Reflita se você tem correspondido às expectativas do parceiro ciumento, demonstrando que não precisa tomar nenhuma atitude possessiva ou controladora, dê a ele motivos para confiar em você.

3. Provocação não justifica comportamento violento. Já que todos nós temos a necessidade de atenção, de nos sentirmos amados e queridos, provocar ciúmes as vezes é uma forma eficaz de confirmar os sentimentos do parceiro sobre você, mesmo não sendo muito justo.

4. Mas cuidado com as reações. Se a pessoa tornar-se grosseira e até agressiva com você, este tipo de brincadeira não vale a pena. E não aceite a culpa neste caso, provocar por uma demonstração de ciúmes não significa que você esperava ou pedia por agressão.

5. Ceda, mas só um pouco. Se você já percebeu que provocar ciúmes não é uma atitude saudável para o relacionamento e só piora as crises do parceiro, está mais do que na hora de desistir, não é? Tente ceder em outras questões também. Pense quais atitudes o deixam irritados e selecione entre elas as que você pode abrir mão sem problemas.

6. Não precisa se privar de ver amigos, conversar com pessoas ou sair sozinho, nada exagerado ou absurdo. Apenas tente mostrar que você se preocupa com o que o parceiro sente ao ser provocado direta ou indiretamente.

7. Não discuta durante a crise. Vai ser difícil convencer uma pessoa nervosa e irritada que não é necessário ter uma crise de ciúmes no momento. Argumentar ou negar vai deixar a pessoa ainda mais confusa sobre a verdade de suas palavras, isso vai irritá-la e piorar a situação. Dê um tempo para a crise passar, deixar que o próprio ciumento se esforce para esfriar a cabeça e raciocinar sobre o porquê começou a brigar. Evitar uma briga maior pode lhe poupar de também ficar nervoso e ainda de um possível vexame.

8. Ajude a compreender o que causa os ciúmes. Os homens podem desenvolver um ciúme obsessivo graças a uma educação machista que ensina que a mulher deve ser sua e não ter liberdade e escolhas sem passar pela aprovação dele. Acreditar ainda que pode puni-la piora a situação e torna as crises de ciúmes violentas. Já a mulher ciumenta cresce acreditando que o homem é que tem liberdade sexual e precisa segurá-lo. Acreditar na justificativa de que “ele é homem, é um instinto dele”, também piora a situação, pois sempre jogará a culpa do ciúme para a mulher.

A insegurança e a necessidade de atenção também são fortes razões para desenvolver crises de ciúmes. Independente do motivo, é preciso tentar entender porque o ciumento é assim. Muitas vezes é necessário até buscar tratamento para desvendar a origem do problema e só então resolvê-lo. Se mostrar compreensível e carinhoso diante dos fatos sobre a vida e personalidade da pessoa é também.

9. Mesmo tomando cuidado para não provocar, compreendendo de onde vem o problema e apoiando um tratamento, as crises de ciúme não diminuem e você continua tendo que enfrentar uma pessoa ciumenta no convívio, está na hora de considerar se vale à pena continuar em um romance como esse.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!