PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO LIDAR COM O CIÚME DOS FILHOS

Autor: G. Produções
Publicado em: Informações Gerais

COMO LIDAR COM O CIUME DOS FILHOS – Quando vem a notícia do segundo filho a queixa mais frequentes das mães é a dificuldade de lidar com o comportamento do então primeiro e único filho. Crianças que anterior mente eram tranquilas, dóceis e bem comportadas podem se tornar rebeldes e agressivas ao receber a notícia.

Primeiramente é importante lembrar que o primeiro filho viveu uma realidade antes da vindo do irmãozinho. Nesse passado recente, ele era o centro das atenções do pai e da mãe, com a vinda de uma novo filho ele perde o lugar de destaque e tem que começar a aprender a dividir tudo, inclusive a atenção, carinho e tempo dos pais.

COMO LIDAR COM O CIÚME DOS FILHOS

O caso é que todos nós precisamos de atenção e procuramos obtê-la cada um ao seu modo, usando dos recursos que dispomos. A criança que antes costumava reunir todos os familiares a sua volta nota que com a chegada do bebe as atenções foram redirecionadas. A partir dai o filho mais velho começa a se esforçar cada vez mais para nos comportamentos que consumavam dar certo, assumindo uma postura exagerada na hora de rir ou de chorar.

Toda essa situação forçada perde a espontaneidade o que torna a criança cada vez mais sem graça aos olhos dos adultos. Todo esse ciclo vicioso fará com que as atitudes sejam baseadas em tentativas de acertos e erros. O comportamento quase sempre agressivo, desobediente e de repulsa a irmão são frequentes. Afinal mesmo os pais assumindo uma postura de punição nessas situações o objetivo primário da criança era conseguir atenção.

Dessa forma o ato de quebrar alguma coisa, beliscar o irmão ou desobedecer a uma ordem se tornam cada vez mais frequentes ate que isso passe a fazer parte da personalidade da criança.

Algumas atitudes simples podem ajudar a eliminar ou amenizar esse comportamento, mostrar para o filho mais velho que ele ainda é amado e querido na família é fundamental para evitar a rejeição ao irmão mais novo. Envolver o mais velho nos cuidados com o bebe mostrando que ele o novo irmão precisa dele faz com o que um vinculo afetivo seja criado o que evita maus tratos do mais velho com o mais novo.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!