PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO LIDAR COM GRANDE DIFERENÇA DE IDADE ENTRE FUNCIONÁRIOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

COMO LIDAR COM GRANDE DIFERENÇA DE IDADE ENTRE FUNCIONÁRIOS

Os desentendimentos entre gerações diferentes não é apenas um empecilho nas relações familiares. Muitas vozes, o ambiente de trabalha conta com a mesma questão, assim, administradores devem saber como lidar com grande diferença de idade entre funcionários.

Hoje em dia, é possível encontrar em empresas até quatro gerações, sendo que elas possuem grandes diferenças, seja quanto aos seus valores, formas de se comunicar e outros aspectos. Ao empresário cabe conciliar esses grupos e diminuir as diferenças, sendo possível se valer de uma série de medidas.

Uma delas é combinar no ambiente de trabalho a formalidade e a informalidade, sendo que para ambos deve haver limites. Uma queixa muito comum dos profissionais mais antigos é o fato dos jovens se comunicarem com clientes como se conversassem com os seus amigos. Erros de ortografia e informalidade desenfreada podem ser mesmo prejudiciais para a imagem da empresa.

Nesse caso, o empresário deve definir regras a serem seguidas, que vão garantir o profissionalismo, sem mostrar-se tendencioso. Por outro lado, as gerações mais novas têm a vantagem de possuir maior poder de inovação, o que é bastante importante para uma empresa que deseja se manter no mercado apesar das mudanças constantes.

Nesse sentido, o empreendedor pode incentivar que todos façam uso de diferentes meios de comunicação. Os veteranos podem continuar contatando os seus clientes cara a cara, enquanto os novatos podem ter a opção de usar meios mais tecnológicos. Aqui, a multiplicidade de meios de comunicação é positiva.

Dicas de como lidar com grande diferença de idade entre funcionários

O empresário que deseja saber como lidar com grande diferença de idade entre funcionários deve individualizar a sua abordagem e saber como agir com cada grupo. Se ele acredita que as diferentes gerações são importantes para o bem estar do seu negócio deve ter o cuidado de não colocar uma geração como mais importante do que outra.

Caso existam conflitos entre os funcionários, o administrador não deve ser parcial, é preciso manter uma atitude isenta que decida pela medida mais justa. Estar por dentro do que passa pela cabeça das pessoas mais velhas e das mais jovens também facilita a compreensão dos seus valores e assim ajuda em muito a saber lidar com essas gerações conflitantes.

Caso o empresário seja da ala das gerações mais novas, não deve desprezar a experiência e conhecimento dos veteranos. Da mesma forma, se for uma pessoa mais velha precisa abrir a sua mente para perceber quais as vantagens que os profissionais mais novos têm a oferecer, sua criatividade e visão da atualidade.

Empresários com idade que fica entre as gerações pode conseguir mais facilmente resolver os impasses. Por fim, outra dica consiste em saber como motivar cada geração para que deem o melhor de si.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!