PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO LIDAR COM FAMILIARES NO TRABALHO

Autor: G. Produções
Publicado em: Empregos

COMO LIDAR COM FAMILIARES NO TRABALHO – É comum que em grandes empresas haja parentes trabalhando nela. Afinal, não é porque há grau de parentesco entre chefes e funcionários que as competências e qualificações dos mesmos não sejam válidas. Mas, para que essa relação não afete o trabalho de ambos, tampouco impliquem em rejeição por parte dos demais trabalhadores, é imprescindível atuar como qualquer outro trabalhador, já que ser da mesma família não pode significar benefícios a mais.

COMO LIDAR COM FAMILIARES NO TRABALHO

Primeiro, na hora de admitir um funcionário que seja seu parente, aplique os mesmos processos seletivos pelos quais todos os demais passaram, assim, não vai haver nenhuma diferenciação na hora da admissão e a competência desse futuro trabalhador não será questionada uma vez que foi comprovada por meio dos métodos de seleção.

Fora isso, uma vez admitido, trate-o como qualquer outro funcionário. Caso você seja o trabalhador em uma empresa na qual seu chefe seja o seu parente, busque ser um exemplo de eficácia dentro dela, assim você afastará todos os comentários sobre um possível caso de nepotismo.

Ademais, a relação de trabalho de ambos deve limitar-se a acontecer apenas no ambiente laboral. É comum que haja conversas à respeito fora da carga horária, mas pode não ser muito saudável por favorecer um dos lados no sentido de fornecer informações para apenas um funcionário, o que não deixa de ser uma atitude que demonstra privilégio.

É normal que empresários tendam a contratar familiares para ajudá-los, quando estes precisam. Mas é de extrema importância eliminar e evitar todo o tipo de atitudes que venham a favorecer o parente em detrimento dos demais trabalhadores. Dentro de uma empresa, todos são funcionários recebendo os salários correspondentes aos serviços, e não ao grau de parentesco, portanto, ser parente do chefe não deve, em hipótese alguma, significar qualquer benefício extra. Só assim umas empresas na qual parentes trabalham juntos não é afetada pelo relacionamento de ambos.

Claro, não é tão fácil. Como tratar um parente como qualquer outro funcionário em uma mesa de reuniões, alertá-lo sobre um trabalho não satisfatório, ou, até mesmo, demiti-lo? Simples, não é. Mas o sucesso da empresa bem como o seu desempenho no mercado depende muito do bom relacionamento dos seus funcionários.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!