PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO LIDAR COM DOR NA AMAMENTAÇÃO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê ,Saúde

COMO LIDAR COM DOR NA AMAMENTAÇÃO

Dor e amamentação não combinam e nem devem estar associadas, pois não é comum doer os mamilos ao alimentar o bebê. Se há dor, possivelmente, algo está errado e por isso é preciso saber como lidar com dor na amamentação.

Logo após o parto, a mulher até pode sentir um pouco de dor nos seios, mas isso não deve se prolongar e nem prejudicar a amamentação. Uma dica é mudar a sua postura enquanto dá de mamar ao seu filho, mesmo a incorreta posição na hora da amamentação pode causar dor nos seios.

Esse, aliás, é um dos principais motivos para os seios ficarem doloridos. É importante que a mãe, nessa hora, esteja bem confortável, preferencialmente, em uma poltrona espaçosa, para alimentar o bebê. Isso, inclusive, nas primeiras mamadas, quando ela ainda estiver pegando o jeito.

O ideal é que a coluna se mantenha ereta e os pés fiquem apoiados no chão. Já o seu filho deve ser segurado de forma que o seu estômago fique junto ao seu, com o cuidado dele não ficar com a cabeça muito elevada. As almofadas, nessa hora, são grandes aliadas e podem manter o bebê no nível do seio.

Aliás, a dor no seio pode ser causada pelo bebê não estar mamando da forma adequada, o que pode ser consequência do seu mau posicionamento. O correto é que ele abra bem a boca e abocanhe o mamilo e toda a sua auréola.

Mais dicas de como lidar com dor na amamentação

Se você e o seu filho estão na posição adequadas na hora da alimentação, mas as dores continuam, avalie os seus seios, pois você pode estar com candidíase, o popular sapinho. Em geral se desenvolve na boca do bebê, sendo uma infecção por fungos que pode chegar aos seios durante as mamadas.

Os sintomas do problema são vermelhidão, coceira e dor dos seios. Caso seja essa a causa da dor, ambos terão que ser tratados, além disso, uma forma de prevenir o quadro é lavar bem os seios com água potável depois de dar de mamar. Caso use protetores de seios, eles devem ser trocados com frequência.

Outra possível causa de dor na lactante é se ela tiver os chamados mamilos invertidos, que não deixem o bebê pegar o seio corretamente. Essa situação consiste em uma variação anatômica e para identificá-la basta colocar os dedos polegar e indicador atrás da auréola e pressioná-la. Se aparecer uma cavidade no mamilo ou se dobrar é possível que seja invertido.

Para resolver a questão, faça uso de um bico de silicone ou de uma bomba de leite para alimentar o bebê. A dor pode ainda ter como motivo dermatites causadas por produtos de higiene com cheio forte, por isso, evite-os.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!