PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO LIDAR COM CRIANÇAS ESTRESSADAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO LIDAR COM CRIANÇAS ESTRESSADAS

Assim como é indicado aos adultos que façam esportes e tenham momentos de lazer para afastar o estresse, de forma semelhante acontece com os pequenos, sendo essa a forma de como lidar com crianças estressadas. Os pequenos devem brincar, descansar, estudar e se divertir, mas quando estão em um ambiente hostil é normal se mostrarem estressados.

Por isso, além de saber o que fazer ao identificar que o seu filho é uma criança estressada, é importante conseguir saber quais são os motivos do problema. Junto ao estresse, outros sintomas comuns são irritação, isolamento, ansiedade, agressividade e mudanças repentinas de hábitos.

A causa pode estar na escola, na creche e em demais lugares que o pequeno frequenta e, inclusive, em casa. Em geral, o estresse em uma criança costuma aparecer quando ela passa por uma mudança em que está com problemas de adaptação, mesmo que não seja algo aparentemente pouco significativo.

Aqui, entra a importância dos pais, não apenas como os responsáveis pela alimentação e suprir as suas necessidades de educação e vestuário, mas de saberem como apoiar os filhos nesses momentos. Pode ser um divórcio, a morte ou falta de um dos pais ou a mudança de escola, sendo que pesquisas apontam que os pais são os maiores responsáveis pelo estresse das crianças.

Mais dicas de como lidar com crianças estressadas

Engana-se quem pensa que as crianças não percebem o que está acontecendo ao seu redor, porém, elas não possuem maturidade para compreender a situação como um todo e nem para demonstrar o que realmente estão sentido. Como consequência, mostram os sintomas de estresse.

Os pais devem saber identificar os fatores desencadeados e tentar evitá-los, mas também devem saber como lidar com a situação. Ou seja, os filhos se espelham nos pais e mesmo nas demais pessoas que estão próximas e se elas mostrarem dificuldade em lidar com as situações, respondendo com agressividade ou irritação, a criança vai agir da mesma maneira.

Assim como os pequenos aprendem coisas boas com os adultos, aprendem coisas ruins também, mesmo quando são muito jovens, pois é nesse momento em que seu caráter e personalidade estão se modelando. Então, além de mudar de comportamento e oferecer um ambiente tranquilo ao seu filho, os pais precisam sair da rotina e dedicar algumas horas aos pequenos.

Passeios no parque, brincadeiras ou contar uma história são exemplos de atividades simples e prazerosas que funcionam da mesma forma que os esportes para os adultos. Também é importante deixar o seu filho, quando necessário, na companhia de pessoas de confiança, com as quais estará seguro e não passará por situações hostis.

Mesmo com a vida corrida que muitas famílias têm, é inadmissível deixar o estresse da criança de lado. Se o quadro não receber a devida atenção pode perpetuar no pequeno traumas que serão levados para o resto da sua vida.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!