PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO LIDAR COM CIÚME ENTRE IRMÃOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

A rivalidade entre irmãos é uma situação muito delicada, que precisa ser lidada com atenção pelos pais. O ciúme entre as crianças é bastante comum no caso de um novo irmão quando uma das crianças já estava acostumada com a atenção integral dos pais. É comum que o filho mais velho mude seu comportamento para chamar a atenção da família, geralmente com ações negativas. Mas você pode seguir algumas dicas de como lidar com ciúme entre irmãos.

Dicas para lidar com ciúme entre irmãos

– No exagere nos castigos: cuidado para não colocá-lo de castigo sempre que ele fizer alguma coisa, porque isso pode piorar o ciúmes, já que aprontar uma confusão é a forma de chamar atenção. A dica é tentar manter a paciência e se colocar no lugar dele, que até então não precisava dividir a atenção com outra pessoa.

COMO LIDAR COM CIÚME ENTRE IRMÃOS

– Reserve tempo para o mais velho: os pais precisam lembrar que é isso que a criança está querendo. Escolha algum dia da semana para deixar o filho mais novo com os avós e se sente para brincar ou passar um tempo com o filho mais velho. Não precisa ser nada muito profundo, mas é preciso que ele veja você dedicar um tempo e atenção exclusivamente para ele, sem ser interrompido pela criança nova.

– Envolva o mais velho em tarefas: dê a criança mais velha responsabilidades no processo de cuidar do irmão caçula, mas sem exagerar. Pode pedir, pro exemplo, que ele fique de olho no bebê no berço, enquanto vai até a cozinha, sempre lembrando que ele está recebendo a responsabilidade por ser o mais velho e que os pais precisam da ajuda dele.

– Mantenha diálogo aberto: antes mesmo de o novo irmão chegar, os pais podem preparar a criança para evitar situações de ciúme excessivo, apesar de ser um comportamento natural. Explique a rotina da casa está diferente, mas que quando ele nasceu os pais fizeram as mesmas coisas para ele, além de frisar que em pouco tempo o caçula também estará grande e os dois poderão brincar juntos.

– Sempre o estimule a ser participativo: se os pais mantiverem a criança mais velha sempre envolvida no processo de cuidar do mais novo, muitas situações problemáticas podem ser evitadas. Sempre o convide para ajudar nos cuidados, pedindo para, por exemplo, pegar a fralda na hora da troca, acompanhar o momento do banho. O ideal é que ele não se sinta excluído, mas sim, também importante neste processo.

Confira algumas dicas práticas para evitar o ciúme

– nunca compare os filhos, porque eles sempre serão diferentes um do outro;

– incentive a admiração entre os dois, sempre destacando os pontos fortes de cada um;

– mesmo que você tenha mais afinidade por um deles, o que é natural, nunca demonstre preferência entre eles;

– passe tempo dando atenção separadamente aos filhos, para que eles se sintam valorizados;

-intervenha nos desentendimentos deles antes que vire briga e jamais incentive a concorrência entre eles.

Com essas dicas simples você poderá contribuir para melhorar a relação entre irmãos e acabar com o ciume dentro de casa.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!