PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO LIDAR COM AUTISMO NA FAMÍLIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

AUTISMO NA FAMÍLIA – O autismo é um transtorno que cada vez mais afeta as crianças, sendo que atrapalha o seu desenvolvimento e aparece até os três anos de idade. O que é mais prejudicado com o autismo são as habilidades sociais e de comunicação. Por isso, existe uma série de recomendações sobre como lidar com autismo na família.

Como cuidar criança autista pode ser bem difícil nos primeiros anos depois que se descobre o transtorno, pois o indivíduo percebe o mundo de forma diferente da maioria dos outros. Porém, tudo depende de entender esse jeito diferente de ser para que se torne muito mais fácil como cuidar criança autista.

COMO LIDAR COM AUTISMO NA FAMÍLIA

A seguir, algumas sobre como lidar com autismo na família, em especial, crianças, podem ajudar a tornar a convivência mais tranquila, sendo que é preciso conhecer as peculiaridades de cada caso:

– Quem tem autismo possui dificuldades de memorização, inclusive, de sequência, por isso, é preciso que tenha um dia estruturado. Quando crianças precisam de professores que saibam ser firmes, porém, humanos.

– Quem tem autismo trabalha muito com imagens, as quais usam no aprendizado, ao fazer relações. Assim, é preciso evitar instruções verbais longas, pois além de não se lembrar de sequências, é difícil memorizar localizações e números. Escrever também é mais eficiente do que falar para ensinar algo.

– É importante encorajar as pessoas com autismo a se dedicarem às atividades que têm mais afinidade. Desenho e programação de computador são habilidades comuns que devem ser aproveitadas.

– Crianças autistas têm interesse em um número menor de temas e fixação por alguns deles, como mapas ou trens, assim, pode-se usar esses assuntos no ensino das matérias.

– Autistas podem ter problema com o controle motor de suas mãos e, por isso, têm dificuldade em escrever, assim, eles podem usar o computador para essa atividade.

– Alguns sons, que para os demais não incomoda, pode até mesmo machucar um altista. O medo de ouvir um som desses novamente causa medo e ele pode ter um comportamento ruim perante isso. Assim, é preciso identificar esses sons e evitá-los.

– Autistas normalmente se distraem com imagens e luzes fluorescentes. Eles são mais sensíveis ao piscar de uma lâmpada, por exemplo, mesmo que o seu tremor não seja percebido pelos demais. Por isso, usar lâmpadas mais novas ajuda a diminuir esse incômodo, pois elas tremem menos.

– Mesmo uma roupa pode incomodar um autista, nesses casos, vesti-lo com um colete pode ajudar, pois a pressão do colete em seu corpo ajuda a acalmar o sistema nervoso. No entanto, não pode permanecer muito tempo para que o sistema nervoso não se adaptar a ela.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!