PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO LIDAR COM AS VARIAÇÕES HORMONAIS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO LIDAR COM AS VARIAÇÕES HORMONAIS

COMO LIDAR COM AS VARIAÇÕES HORMONAIS – A TPM (tensão pré-menstrual), a menopausa e a gravidez são alguns dos momentos que a mulher passa por uma série de mudanças hormonais. Além de sofrer com sintomas como hepatite,cálculos biliares,dificuldade de absorção dos alimentos e até mesmo calvície precoce, é preciso que a mulher saiba como lidar com as variações hormonais emocionais.

Entre eles, estão os sintomas da depressão, irritabilidade, sensibilidade ao frio e baixa libido e mesmo o ganho de peso. O que fazer, então, quando você passar pelas alterações dos hormônios é saber qual a causa e identificar os sintomas. Na menopausa, por exemplo, um dos tratamentos é a reposição hormonal, o qual também pode resultar em muitos efeitos colaterais para algumas mulheres.

Quando é preciso como lidar com os efeitos das variações hormonaisda TPM, por exemplo, o melhor é relaxar, pois é por um curto período que os sintomas se manifestam e nem sempre é preciso fazer uso de remédios. Chás calmantes como camomila, erva luiza e melissa são alguns deles, mas nunca exagere na quantidade, senão pode baixar a pressão.

Durante a gravidez também existem as variações hormonais, sendo que sentimentos de culpa, tristeza e até mesmo depressão são comuns. Já que esse é um momento muito delicado para algumas mulheres, esses sintomas se potencializam. Uma alimentação saudável, balanceada com as substâncias que fazem bem ao seu bebê, como ácido fólico e ferro,bem como a prática de exercícios leves ajudam a amenizar os sintomas comuns da gestação.

O que fazer com as alterações dos hormôniosda menopausa

Já quando as mudanças hormonais são consequência da menopausa, além da reposição hormonal, confira outras dicas mais saudáveis para amenizar os sintomas desse período:

– A alimentação sempre pode ajudar ou potencializar sintomas em diversas circunstâncias, o mesmo acontece durante a menopausa, sendo que o indicado é ingerir alimentos ricos em soja e inhame, uma vez que são fito hormôniosque possuem pequenas concentrações do mesmo hormônio que os ovários produziam, dessa forma, colaboram na redução dos sintomas da menopausa. Porém, dê preferência à soja orgânica.

– Beba leite e coma os seus derivados para combater a osteoporose, que é também uma das consequências da menopausa. Ingira sempre muita água para evitar o ressecamento da pele e dos cabelos e faça atividades físicas, pois liberam a endorfinas na corrente sanguínea e proporcionam a sensação de bem estar.

– Acupuntura, massagens e tratamentos naturais, como florais, homeopatia, entre outros, também são benéficos para as mulheres que estão na menopausa e em outros momentos em que há variações hormonais em seu organismo.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!