PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO LIDAR COM A FALTA DE APETITE DAS CRIANÇAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO LIDAR COM A FALTA DE APETITE DAS CRIANÇAS

Uma das situações que mais preocupa os pais durante a infância dos filhos é a falta de apetite dos pequenos. Pais de primeira viagem são os que mais sofrem ao não saberem como lidar com a falta de apetite das crianças, ainda mais depois de ter preparado uma comida especial cheio de cuidados fica difícil entender porque a criança se recusa a comer. Antes que os pais se sintam angustiados e culpados com esta situação, é preciso deixar claro que na maioria dos casos esta situação é temporária e pode ainda ser contornada com um jeitinho.

A primeira dica é procurar um pediatra de confiança e conversar sobre o assunto, descartando a possibilidade de se tratar de uma doença, que pode estar interferindo no apetite da criança. Se a criança estiver saudável e nenhum problema for identificado, será preciso então adotar algumas medidas para contornar a situação. Casos como dor de garganta, de ouvido e resfriado também podem acabar resultando em falta de apetite nas crianças. Esses problemas podem demorar cerca de uma semana para que a rotina alimentar seja reestabelecida. Mesmo assim, não há motivo para alarde, porque o organismo das crianças conta com uma reserva de nutrientes para enfrentar situações como esta. Os pais precisam ter paciência neste momento e estimular as crianças a comer sempre.

Uma das principais dicas sobre como lidar com a falta de apetite de crianças é manter um intervalo médio de duas horas entre uma refeição e outra, para que a criança esteja com fome na hora de se alimentar. Por exemplo, se o almoço foi servido às 11 horas, a partir das 9 horas da manhã nada mais deve ser ingerido, nem mesmo sucos ou iogurtes. Confira abaixo algumas dicas dos especialistas para driblar a falta de apetite:

Dicas para lidar com a falta de apetite das crianças

– Dê preferência aos alimentos de consistência mais adequada à idade da criança, com facilidade de engolir e ofereça os que a criança mais gosta.

– Evite que a criança fique desidratada, oferecendo o dia todo líquidos, que podem ser tanto água, como também sucos e derivados do leite.

– Sirva à criança refeições com pequenas quantidades de comida, mas com maior frequência. Se quando doente, a criança quiser apenas um tipo de alimento, siga esta rotina somente até ela se recuperar.

– Aceite se a criança pedir para comer em outros locais e outros horários. Ser inflexível pode ser muito negativo com uma criança sem apetite dentro de casa.

– Jamais obrigue a criança a se alimentar, porque isso só servirá para deixá-la nervosa e ainda reduzir mais seu apetite.

Mais dicas

Uma questão para se tomar cuidado é nuca tentar disfarçar os alimentos para enganar a criança com o que ela está se alimentando. Isso pode parecer uma boa ideia na fase em que a criança estiver querendo se alimentar de somente uma comida. Uma dica para conseguir driblar a falta de apetite da criança é também evitar que ela consuma bebidas durante as refeições, porque isso contribuiu para perder o apetite. Não coloque na mesa um prato muito cheio, isso pode assustar a criança visualmente e somente colocar mais comida no prato se a criança declarar desejo em repetir.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!