PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO INCENTIVAR A FALA DO BEBÊ

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê

COMO INCENTIVAR A FALA DO BEBÊ

Os pais podem usar alguns truques muito úteis para saber como incentivar a fala do bebê de forma adequada. Por mais comum que seja os adultos falarem com as crianças daquele jeito engraçado, como se quisessem imitar os sons das crianças, o melhor é sempre dizer as palavras com a pronúncia correta.

Principais dicas de como incentivar a fala do bebê

Essa atitude é a mais adequada porque o bebê, desde os primeiros meses, tem o instinto de imitar as pessoas ao seu redor, já que ele aprende observando. Dessa forma, ao falar corretamente com a criança, ela vai aprender a maneira certa de pronunciar as palavras. O mesmo serve para o tom da voz, sendo que o melhor é articular as palavras de um modo natural, evitando falar em tom mais fino ou no diminutivo.

Para a criança perceber que faz parte da conversa, o que é muito importante, você pode falar normalmente, mas tendo uma entonação clara, destacando os nomes de objetos e pessoas. Assim, a informação fica mais fácil de compreender. Outra dica de como incentivar a fala do bebê é olhar para ele enquanto conversar e mostrar a sua boca, pois essa imagem vai fazer com que a criança imite os pais e comece a falar.

O contato visual também é fundamental para estimular a afetividade, além do fato de que quando o bebê vê a boca dos pais falando, ele entende que é ali onde o som é produzido. Manter a calma nessa hora é outra dica, evitando muita euforia quando o bebê disser as primeiras palavras. Se você chamar toda a família para ouvir, ele pode se assustar, o que vai atrapalhar o seu desenvolvimento.

As crianças, mesmo pequenas, conseguem diferenciar uma criança de um adulto e também aprendem a falar mais facilmente quando imitam outras crianças. Se o seu filho não tem um irmão mais velho para quem você pode pedir uma ajuda, procure fazer com que ele tenha contato com outras crianças.

Mimar o bebê, deixando tudo o que ele necessita sempre à mão, é outra atitude negativa. Além de prejudicar o seu comportamento, o desenvolvimento também pode ser afetado, pois o neném não terá a necessidade de tentar se comunicar, o que pode ser feito não apenas pela fala, mas também por meio de sinais e mesmo chorando.

Outro jeito de incentivar a fala do bebê é proporcionar muitas brincadeiras, sendo que quando os pais brincam com os seus filhos, o aprendizado como um todo é estimulado. Cantar músicas com a criança, contar histórias e conversar com o bebê no dia-a-dia também são maneiras eficientes de estimular a sua fala.

Por outro lado, computador, televisão e rádio ligados podem atrapalhar, pois funcionam como competidores da fala dos pais, prejudicando o entendimento e a concentração do bebê. Além disso, esses aparelhos não podem ser os principais estimuladores da fala do seu filho, pois não são formas naturais de comunicação.

Pronto, agora você sabe como fazer seu filho pequeno falar naturalmente e sem prejudicar o desenvolvimento dele.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!