PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO IDENTIFICAR FEBRE EM ANIMAIS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO IDENTIFICAR FEBRE EM ANIMAIS

A convivência com seu animal de estimação pode fazer você conhecer as manias, os hábitos e até mesmo a personalidade dele. Porém, alguns problemas que surgem eventualmente podem mudar o comportamento do seu amigo e te pegar de surpresa por serem difíceis de identificar. Por exemplo, você sabe como identificar febre em animais?

A febre é um sintoma que pode ser indício de diversos problemas capazes de afetar seu animal de estimação. Sendo assim, é fundamental saber como identificar febre em animais, desde o surgimento dela até a sua possível intensificação.

A temperatura corporal de um animal saudável é, normalmente, mais alta que a dos seres humanos, podendo variar entre 37,5°C e 39,5°C. Quando a temperatura está acima do normal, os bichos de estimação costumam dar sinais que facilitam a identificação do estado febril, como olhos lacrimejando e falta de apetite.

Como identificar febre em animais

Formas de identificar febre em animais

Depois de notar os sintomas já citados, será preciso saber como identificar febre em animais. Como? Basta medir a temperatura do seu pet, para ter certeza de que ele está com febre. Escolha um horário do dia e um local de sua casa que sejam frescos, para que a temperatura externa não influencie na medição. De preferência, faça o procedimento antes de qualquer prática de atividades com ele, pois isso também pode influenciar nos resultados medição.

Para medir a temperatura do seu bichinho, até mesmo um termômetro para seres humanos pode ser utilizado. No entanto, lembre-se de que depois de aplicado, o aparelho deve ser utilizado somente para o animal. Após escolher o termômetro, introduza o aparelho no ânus do bicho e aguarde cerca de dois minutos para a retirada, checando a marca da temperatura com base nos números padrões para cada animal. Na hora de medir, procure ter alguém por perto para segurar o animal, se necessário.

Como tratar o problema identificado

Como explicado anteriormente, a febre nos animais pode ser sinal de diversas doenças. Por conta disso, é necessário consultar um médico veterinário assim que você desconfiar ou constatar esse sintoma. O tratamento será baseado nas necessidades do seu pet, de acordo com os danos que a doença tenha causado nele.

Há alguns passos simples que você pode realizar em casa antes do atendimento. Porém, lembre que eles podem funcionar só para acalmar a febre e não para acabar com o possível problema do seu animal. Para diminuir a febre do seu pet, deixe-o bastante hidratado com muita água. Ele pode estar desanimado e nem querer se dirigir ao pote, mas não use isso como uma desculpa para não hidratá-lo. Uma alternativa é usar uma seringa para que ele beba.

Se ele demonstrar tremores em função da febre, pode ser o frio que está sentindo. Nesse caso,  é recomendável enrolá-lo em uma manta ou uma toalha, para aliviar esse mal-estar. Passe também um pano de água fria pelas regiões da face e da barriga, para equilibrar a temperatura.

Causas da febre nos animais

A febre do seu pet pode ser motivada por conta de uma gripe ou virose leve, assim como acontece com os humanos, mas também pode ser ocasionada por motivos mais graves, como raiva, piometria, leishmaniose ou leptospirose. Por isso, a identificação da febre o mais rápido possível pode ser um grande passo para ajudar na recuperação do seu pet.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!