PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO IDENTIFICAR E TRATAR MORDIDA CRUZADA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO IDENTIFICAR E TRATAR MORDIDA CRUZADA

A mordida cruzada ocorre quando alguns dentes, ou apenas um, da arcada superior acabam fechando por dentro da dentição da arcada inferior. Este problema na mordida por ser causado tanto por uma falha genética ou congênita ou em decorrência de fatores funcionais, ambientais e até mesmo por hábitos incorretos. Entre os casos de problema de oclusão, que ocorre quando os dentes não se encaixam corretamente, a mordida cruzada representa 20% dos casos. Este é o tipo mais comum de problema ortodôntico, desde que se consiga saber como identificar e tratar a mordida cruzada. Este problema não se corrige sem que seja necessário o apoio de um profissional.

Aprenda como identificar e tratar mordida cruzada

Quando mais cedo a mordida cruzada for identificada, mais fácil será de tratar. Qualquer profissional habilitado na área ortodôntica pode diagnosticar a mordida cruzada com facilidade, sendo necessária apenas a visita com frequência a um dentista, que saberá como identificar e tratar mordida cruzada. O tratamento deve começar o mais cedo possível, já que uma correção espontânea dificilmente ocorre. O ideal é tratar entre os cinco e sete anos de idade, mas pode se estender até os 12 anos. Se o problema for apenas tratado quando a pessoa for adulta, o caso se torna mais complexo, necessitando de cirurgia em muitas ocasiões.

Como tratar: quando a mordida cruzada envolve vários dentes uni ou bilateral, pode estar ocorrendo um estreitamento da arcada superior, causando problemas respiratórios durante a infância e também problemas na respiração bucal e genética. Quando ocorre o estreitamento maxilar, o tratamento da mordida cruzada exige a disjunção da maxila ou a expansão do osso da arcada superior. No caso em que apenas um dente está cruzado na mordida, o problema pode ter sido causado pela falta de espaço para que o dente nasça no local correto e acabe saindo fora de posição. A correção nesta ocasião é mais simples, feita com elásticos presos nas duas arcadas, com o uso de um aparelho fixo.

Problemas que surgem se não houver correção: mordidas cruzadas não tratadas podem causar trauma oclusal. Isso porque quando um dente sofre um trauma, a pessoa pode sentir dor, resultar em perda óssea, mobilidade, fraturas dentárias, retrações gengivais e até mesmo se fazer necessária a extração deste dente, que sofreu o trauma.

Outro grave problema que pode ser causado é o desenvolvimento da face de forma assimétrica, com um lado ficando maior que o outro. Este é um dos principais motivos que a mordida cruzada deve ser tratada logo na infância, porque nesta fase a correção consegue devolver o desenvolvimento ideal à face, corrigindo as assimetrias com o crescimento natural. Problemas graves como distúrbios tempero-madibulares também podem aparecer nos casos que não forem tratados a tempo ou muito tempo após a infância.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!