PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO IDENTIFICAR E TRATAR ANOREXIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO IDENTIFICAR E TRATAR ANOREXIA

Identificar o distúrbio da anorexia é bastante difícil mesmo por profissionais, porque o anoréxico é uma pessoa que tem ainda como característica o fato de fazer de tudo para disfarçar sua magreza extrema, usando roupas muito largas, por exemplo, ou até mesmo sempre realizando suas refeições sozinho, tornando mais difícil que se avalie qual a quantidade de comida que ele está ingerindo. Existem, porém algumas dicas de como identificar e tratar anorexia, caso isso esteja acontecendo com alguém de sua família ou outra pessoa próxima.

Dicas de como identificar e tratar anorexia

Como o distúrbio começa: ainda são desconhecidas as causas exatas do desenvolvimento da anorexia, já que podem estar envolvidos vários fatores neste processo. Hormônios e genes podem ter influência no distúrbio, assim como viver numa sociedade em que corpos extremamente magros são divulgados como padrão a ser seguido. Não foi comprovado, mas já ocorreram casos em que a pessoa doente enfrentava conflitos familiares quando desenvolveu a anorexia e também outros distúrbios de alimentação.

Existem fatores de risco? Entre os fatores de risco que podem acabar resultando no distúrbio da anorexia está a busca pela perfeição, dar muito atenção à forma e ao peso de seu corpo, ter apresentado problemas de alimentação na infância, seguir determinado padrões rígidos de beleza e saúde, possuir uma autoimagem negativa e também ter tido na infância transtorno de ansiedade.

Como diagnosticar a anorexia

É comum a anorexia ter início durante a adolescência, mas também pode ocorrer no fim da fase adulta. Acomete principalmente mulheres, mas também há registros de casos com homens vítimas do distúrbio. Ele foi observado principalmente em mulheres jovens brancas, com alto nível de instrução. Sintomas como perda de peso e atrofia muscular pode ter como diagnóstico outras doenças, como por exemplo, inflamação intestinal e até intolerância ao glúten. Para diagnosticar a anorexia são realizados os seguintes exames: hemograma completo, albumina, exame de densidade óssea, eletrocardiograma, teste de funcionamento dos rins, testes de função hepática e de funcionamento da tireoide. Isso porque o hábito de alterar sua alimentação drasticamente reflete de forma negativa no funcionamento de várias partes do corpo. Com o diagnóstico feito, durante o tratamento os mesmos testes são repetidos várias vezes, como forma de monitorar o paciente ou acompanhar sua recuperação.

Como tratar a anorexia: o maior desafio no tratamento desta doença é conseguir fazer com que o anoréxico reconheça que tem um distúrbio. Isso porque a grande maioria das pessoas nega que sofre de uma doença alimentar e acabam começando o tratamento somente quando o caso se torna muito grave. O objetivo do tratamento é inicialmente conseguir recuperar o peso perdido, além de retomar hábitos alimentares saudáveis. Existem diferentes formas de fazer com que o paciente recupere o peso e são usadas estratégias como aumento das atividades sociais, redução de atividade física e um programa de reeducação alimentar.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!