PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO IDENTIFICAR E TRATAR A OBESIDADE INFANTIL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO IDENTIFICAR E TRATAR A OBESIDADE INFANTIL – O problema da obesidade em crianças assusta muito os profissionais da saúde, atualmente, pois os dados são alarmantes, se tornando uma das situações mais preocupantes quanto à saúde pública no mundo. Além disso, o que se vê são crianças obesas subnutridas, o que fica evidente não apenas uma alimentação com exageros, mas sim, pobre em nutrientes.

Além disso, meninos e meninas possuem uma quantidade diferente de gordura no corpo, assim, não se podem comparar os dois. Como identificar e tratar a obesidade infantil consiste em levar em consideração que, até os 10 anos de idade, são consideradas obesas as crianças que contam com 20% a mais do seu peso ideal, se comparada a outra de mesmo sexo e idade.

COMO IDENTIFICAR E TRATAR A OBESIDADE INFANTIL

Já a partir dos 10 anos, pode-se calcular o Índice de Massa Corporal, o que consiste em dividir o peso da criança pela altura ao quadrado para saber como identificar e tratar a obesidade infantil.

Causas da obesidade infantil

Entre as causas da obesidade infantil estão fatores hereditários, porém, o mais comum é a má alimentação, o que significa comer na hora errada a comida errada. Se a criança come demais, entretanto, é preciso identificar o que a motiva a isso.

Problemas interpessoais, pais separados e que não sabem lidar com a situação ou mesmo que casados não vivem em harmonia podem desencadear na criança essa necessidade de comer, devido à ansiedade, tristeza, angustia e demais sintomas.

A obesidade em crianças também é um quadro perigoso porque os seus principais efeitos sãoo aumento de triglicérides e do colesterol, o que em longo prazo pode colidir com o desenvolvimento de outras doenças. Estudos apontam que uma criança tem só 30% de chance de ser um adulto obeso, ou seja, a obesidade tem solução. No entanto, quando ela vira um adolescente essa porcentagem aumenta.

Como tratar obesidade infantil

A melhor forma de tratar crianças obesas é por meio de uma alimentação equilibrada, conforme as suas necessidades calóricas diárias. Fazer exercícios também facilita a perda dos quilos a mais e oferece uma vida mais saudável à criança, sendo que até as brincadeiras mais dinâmicas ajudam na perda de peso.

No entanto, a mudança de hábitos pode não ser fácil, pois ela vai ter que evitar alimentos pobres em nutrientes, como doces, chocolates, balas, salgadinhos e demais guloseimas. Agora, a alimentação deve ser rica em cereais, vegetais, frutas, carnes, peixe e leguminosas.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!