COMO FUNCIONA O ENERGÉTICO – REAÇÕES NO ORGANISMO

Autor: G. Produções
Publicado em: Saúde

COMO FUNCIONA O ENERGÉTICO – Depois de uma noite agitada com os amigos em alguma festa, ou de uma madrugada intensa de estudos, é preciso recarregar as energias para manter-se acordado. E é nessas horas que o um energético cai bem.

grey COMO FUNCIONA O ENERGÉTICO   REAÇÕES NO ORGANISMO

Composto por cafeína, taurina e carboidrato, o energético tem efeito estimulante. As vitaminas do complexo B que integram a bebida promovem maior desempenho físico e mais agilidade mental. O alto teor de cafeína nessas bebidas é um estímulo para manter o estado de alerta do corpo e afastar ou diminuir o sono.

Outro tipo de energético são as bebidas isotônicas. Muito utilizadas pelos atletas, elas são responsáveis por repor líquidos, eletrólitos e carboidratos perdidos durante o exercício físico. Também são indicadas para casos de desidratação, em que há a necessidade de repor minerais e líquidos perdidos.

Assim como tudo em excesso na vida faz mal, as bebidas energizantes não são diferentes. Se ingeridas em demasia podem causar efeitos colaterais irreversíveis. Devido à propriedade do energético de reduzir a absorção de cálcio pelo organismo, quando tomado com muita frequência e em grande quantidade, o resultado pode ser uma osteoporose. No mais, o consumo indiscriminado da bebida aumenta a ingestão de cafeína, que tem os seus efeitos potencializados.

Insônia, arritmia, dor de estômago, aumento da pressão arterial e vício são alguns dos sintomas decorrentes do consumo excessivo de energético. A mistura deste com bebida alcoólica pode ser uma bomba para o coração devido à presença da taurina, que além de suprimir o efeito depressor do álcool, deixa o indivíduo ainda mais estimulado, com pressão arterial elevada além de acelerar os batimentos cardíacos.

Por isso, é necessário fazer uso moderado do energético. Não há problema usá-lo em determinadas ocasiões que pedem mais energia, ou menos sono, mas o controle é importante. As bebidas isotônicas também devem ser consumidas adequadamente, quando se pratica algum esporte ou exercício físico. Mas nada de matar a sede com ele, caso contrário você pode ter cálculo renal devido ao acúmulo de sais.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!