PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO FUNCIONA O AR CONDICIONADO

Autor: G. Produções
Publicado em: Informações Gerais

COMO FUNCIONA O AR CONDICIONADO – O princípio de funcionamento do ar condicionado é praticamente o mesmo da geladeira, onde uma substância é capaz de resfriar dentro do aparelho um conjunto de serpentina, algo que é realizado com um sistema de mangueiras onde passa o líquido do gás. No ar condicionado, essa substância é a base do cloro, flúor e carbono, a chamada R- 22. Este produto tem como objetivo deixar o estado líquido e virar gás a uma temperatura de apenas 7º contra os 100º que a água precisa para evaporar. Além disso a fria R-22 percorre um circuito de serpentinas, além de condensadores e evaporadores que podem absorver o calor do ar sugado do ambiente interno. O grande desafio dos diversos modelos de ar condicionado é não conseguir se eliminar os efeitos colaterais, o ressecamento do ar.

COMO FUNCIONA O AR CONDICIONADO

O ar em contato com o frio deixa a umidade do ar condensada em pequenas gotículas dentro do ar condicionado, como costuma acontecer com uma garrafa de cerveja gelada.

O ar do ambiente é sugado por um ventilador (A) e atravessa por um evaporador que passa em volta de uma serpentina que está cheia de R-22 uma substância que age como refrigeradora a uma temperatura de 7º C em estado líquido e em contato com a serpentina o ar resfria e volta para a sala.

Ao obsorver o calor do ar, o R_22 muda de estado dentro da serpentina virando um gás, entrando depois disso em um compressor elétrico, uma peça que produz o barulho do ar condicionado, que comprime o R-22 até que a alta pressão vire um gás quente de 52 C.

Esse gas passa então por uma outra serpentina que fica do lado de fora do aparelho, que se chama condensador, porém mais quente que o ambiente externo, o R-22 se resfria aos poucos, virando líquido denovo mesmo antes de chegar aos 7 Graus pois está sob pressão. Um outro ventilador sopra o ar quente que sobrou para a rua fazendo com que o ambiente fique finalmente gelado. A partir deste princípio o ciclo se inicia novamente fazendo o processo mais uma vez de refrigeração.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!