PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO FUNCIONA A DIETA DO K

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO FUNCIONA A DIETA DO K

Para saber como funciona a dieta do K, é preciso entender o que significa a letra que dá nome ao método, também chamado de Dieta das Calorias Inteligentes. O K refere-se a uma unidade de medida, que é calculada através da divisão do valor calórico dos alimentos por 10. Dessa forma, um alimento que possui 100 calorias, por exemplo, tem K = 10.

Essa unidade de medida serve para classificar os alimentos conforme a qualidade nutricional. Para facilitar a aplicação da dieta, usam-se cores para qualificar os alimentos, sendo elas as mesmas usadas no semáforo: verde, amarelo e vermelho. Para determinar a cor de cada alimento, é levada em consideração a quantidade de sódio que possuem, o seu teor de gorduras saturadas e trans e o seu índice glicêmico.

Mais informações sobre como funciona a dieta do K

Os alimentos verdes são aqueles com baixo índice glicêmico e, por isso, podem ser ingerido à vontade, desde que o número de Ks da dieta seja controlado. Legumes, frutas, iogurte natural, leite desnatado, arroz integral, gelatina, peito de peru, pão integral e queijo cottage, entre outros estão nesse grupo.

Como alimentos amarelos, a dieta K define os que contam com quantidades moderadas de gorduras saturadas e sódio, além de valor de índice glicêmico balanceado. O consumo desses alimentos não deve ultrapassar 20 porções diárias. Alguns exemplos de alimentos nessa categoria são abacate, açúcar refinado, arroz branco, amendoim, azeite de oliva, batata, barra de cereais, bolos, carnes, macarrão, farofa, leite integral, margarina, ovo frito, presunto, queijos e pães de farinha branca.

Já os alimentos classificados com a cor vermelha são aqueles que devem ser ingeridos em quantidades de até cinco porções diárias. Nessa categoria, estão aqueles que apresentam níveis altos de gorduras saturadas, geralmente com gordura trans e sódio, bem como alto nível glicêmico. Alguns dos alimentos nessa categoria são: bacon, batata frita, fast-food, doces, salgados, lasanha, feijoada, leite condensado, salsicha e sorvete.

Para controlar a quantidade de Ks ingerida por dia, o melhor é anotar o valor de cada alimento, o que pode ser feito após as refeições. A quantidade de Ks que uma pessoa pode ingerir por dia varia conforme o seu sexo, idade e peso. O cálculo é feito por meio de uma fórmula padrão. Assim, mulheres até 30 anos devem fazer a seguinte fórmula: 14,7 x peso + 496/ 10. Se ela tiver 60 quilos, por exemplo, deverá então consumir 138 K por dia.P

Por fim, para mulheres de 31 a 60 anos, a fórmula é: 8,7 x peso + 829 / 10; acima de 61 anos, 10,5 x peso + 596 / 10. Para homens de até 30 anos, 15,3 x peso + 679 / 10; de 31 a 60 anos, 11,6 x peso + 879 / 10; e acima dos 61, 13,5 x peso + 487 / 10.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!