PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO FREAR VEÍCULOS COM MAIS EFICÁCIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Carros ,Dicas

COMO FREAR VEÍCULOS COM MAIS EFICÁCIA

Conduzir com segurança é uma meta da grande parte dos condutores que circulam pelo trânsito de diversas cidades do Brasil. Para tanto, muitos buscam a melhor forma de saberem como frear veículos com mais eficácia. Você pode seguir algumas recomendações que vão garantir um melhor desempenho do freio de seu automóvel.

Veja como frear veículos com mais eficácia

1. Conheça as particularidades do carro

Antes de qualquer coisa, é preciso que todo motorista conheça alguns detalhes do automóvel, que podem influenciar no desempenho do veículo no momento da frenagem. É preciso ter sempre em mente o tamanho e o tipo de sistema de freio do automóvel. Há dois tipos de freio, o convencional e o Antilock Brake System (ABS), e cada um demanda uma determinada técnica.

Em uma situação de emergência, é comum que o motorista pise no pedal com força total. Diante dessa ação, os carros com sistema ABS vão funcionar corretamente, já os automóveis com freios convencionais poderão ter as rodas travadas, ocasionando a perda de controle do veículo. Por isso, a recomendação é fazer a frenagem de forma progressiva, aplicando e aliviando a pressão no pedal diversas vezes, sem pisar com tudo no freio. Para conferir se o carro está equipado com freios ABS, basta consultar o manual do proprietário ou verificar no painel do veículo. Ao dar a partida, uma luz se acenderá indicando a sigla ABS.

2. Condução cotidiana

Alguns cuidados podem ser tomados no dia-a-dia, para garantir uma frenagem mais eficaz. A melhor técnica para uma condução segura é manter a distância mínima de 20 metros do veículo à sua frente, de forma que o condutor tenha tempo e espaço suficientes para agir diante de um imprevisto.

Os dias de chuva costumam ser os mais traiçoeiros nesse aspecto, tornando o espaço entre um veículo e outro ainda mais fundamental, para evitar surpresas desagradáveis. Chuvas leves, que param rapidamente, são as mais perigosas. Como a água não tem força para "lavar" o asfalto, a sujeira fica acumulada e deixa a pista muito escorregadia.

Situações de curva também exigem atenção redobrada. A regra básica é frear somente quando as rodas estiverem retas. Caso contrário, o carro poderá perder o equilíbrio. A maneira correta de proceder é diminuir a velocidade tirando o pé do acelerador assim que você avistar a curva. Se for necessário, pise levemente no freio, mas o solte ao entrar na curva. Comece a acelerar gradativamente ao retomar a reta.

3. Descendo ou subindo ladeiras

O carro sempre deve estar engatado em uma  subida e jamais deve ser deixado em ponto morto. Isso porque é possível controlar a velocidade pelo freio, mas você deve ter o cuidado de evitar cargas bruscas para não superaquecer o sistema. Entretanto, quando o momento for de subida, a recomendação é manter uma velocidade constante, de forma que o motor não perca força. Se você precisar parar no meio do caminho, use o freio de mão.

4. Buracos no caminho

Avistar buracos no asfalto faz muitos condutores frearem bruscamente, mas essa medida não é aconselhada. Quando passar pelo buraco, o freio não deve ser acionado, pois quando isso acontecer, será aplicada uma pressão desnecessária sobre as molas, o que poderá resultar em danos à suspensão e até mesmo estouro de um pneu. O ideal é ficar atento ao que está por vir à frente no caminho, freando antes de passar pelo buraco e evitando situações de risco.

Ao saber como frear veículos com mais eficácia, você poderá dirigir com mais tranquilidade.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!