PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO FAZER VIAGENS GASTRONÔMICAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Viagens

COMO FAZER VIAGENS GASTRONÔMICAS

Quem gosta de comer bem e experimentar a culinária local das cidades e dos países que visita deve saber como fazer viagens gastronômicas, escolhendo os roteiros que oferecem as melhores formas de desbravar novos sabores. Em geral, é possível degustar a cozinha local de qualquer lugar que se visita, mas quanto maior for a oferta de restaurantes típicos, melhor.

Não raro, é possível encontrar cidades que somente possuem restaurantes com gastronomia genérica, sem mostrar o diferencial da sua terra, como as redes de fast food e outros estabelecimentos, que podem até ter o seu valor, mas não o tempero pelo qual a região é conhecida.

A primeira dica na hora de escolher um destino para a sua viagem gastronômica é, antes de comprar a passagem de avião ou de ônibus e reservar o seu hotel, conferir quais são os locais que a cidade possui para se comer. Isso pode até mesmo ajudar na hora de escolher o bairro onde se pretende ficar no destino, podendo ser estratégico e próximo das regiões que oferecem maior variedade de restaurantes.

Uma forma de fazer isso é usar a internet, sendo que muito sites, como de prefeituras ou guia de turismo, possuem um tópico “onde comer”. Para não depender apenas da memória, aproveite e marque as opções pelas quais você se interessar mais. Assim, na hora de apreciar a culinária local, você já saberá para onde ir.

Mais dicas para conseguir autonomia no trabalho

Em São Paulo, por exemplo, existem tours feitos por empresas justamente com o objetivo de permitir que os viajantes conheçam a diversidade da culinária da região. Um dos roteiros é feito pelo mercado municipal. Aliás, outra dica de como fazer viagens gastronômicas é conhecer o mercado público ou mercado municipal que existe nas principais cidades do país. Neles, é possível vislumbrar os principais pratos da região visitada.

Na capital paulista, outro tour é destinado a conhecer o bairro Perdizes, onde é possível experimentar o café caipira e depois o bauru típico. Mas não são apenas as grandes cidades que oferecem ótimas alternativas para viagens gastronômicas. Na cidade mineira Lagoa da Prata, a 204 km da capital, os viajantes podem apreciar diversos pratos típicos preparados, principalmente, com milho e peixes encontrados na região, como cascudo, surubim e tilápia. Outro destaque fica por conta da siricaia, um doce de origem indiana feito de leite, açúcar e ovos, semelhante a um pudim.

Esses são apenas alguns exemplos, pois todas as regiões brasileiras possuem as suas especialidades, basta encontrar a cidade certa. Uma dica é buscar os eventos gastronômicos que ocorrem pelo país, como o Festival Gastronômico de Valença, na Bahia, ou o Festival Internacional de Gastronomia, Vinhos e Espumantes, em Gramado, no Rio Grande do Sul.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!