PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO FAZER UMA REDAÇÃO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Cursos

COMO FAZER UMA REDAÇÃO – Em geral, quando se fala em redação, logo se pensa na dissertação que é exigida em vestibulares e em muitas provas de concurso públicos. Como fazer uma redação é simples, desde que sejam seguidas algumas regras básicas. Em relação à estrutura, o apropriado é que inicie com a introdução de um parágrafo, desenvolvimento com cerca de três parágrafos e a conclusão com um parágrafo. O número de parágrafos pode variar conforme a exigência em relação ao número total de linhas.

COMO FAZER UMA REDAÇÃO

Já quanto aos elementos de uma redação, é importante que ela siga os princípios da autonomia, coerência e clareza, simplicidade e coesão. Nas provas, o normal é que se oferece um tema e a partir dele se inicie a dissertação, por isso é tão importante compreendê-lo para não “fugir do assunto”, o que pode ser responsável pela perda de muitos pontos. Além disso, a redação deve ser inteligível a qualquer pessoa, mesmo para quem não conheça o tema, é nesse sentido ele deve ter autonomia.

A coerência e clareza se referem à maneira que você expõe as suas ideias, que devem seguir uma lógica e se basearem em argumentos reais, o que vai deixar clara a opinião do autor. Uma redação também exige um vocabulário simples e atual, sem gírias, mas também sem palavras rebuscadas ou frases longas que confundam o leitor, sendo o mais adequado é usar a estrutura: sujeito + verbo + complemento.

A coesão diz respeito à organização do texto, tanto no que se refere à gramática, ao usar as preposições e conjunções certas, como na questão textual, sendo que os parágrafos devem se relacionar entre si. Algumas dicas de como fazer uma redação também consistem em não fazer parágrafos muito longos ou curtos; não usar expressões como “eu acho” ou “quem sabe”; e mesmo que a dissertação seja a opinião do autor, é melhor escrever impessoalmente, sem usar a primeira pessoa do singular.

Outra dica de como fazer uma redação é dirigir o texto a um leitor universal, sem pensar em uma pessoa específica. A dissertação é uma reflexão sobre o tema proposto, por isso, não convém relatar um fato de forma isolada. Outras regras básicas são escrever corretamente, com letra legível e sem rasuras.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!