PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO FAZER UMA CRIANÇA PARAR DE CHUPAR DEDO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê

COMO FAZER UMA CRIANCA PARAR DE CHUPAR DEDO

O hábito de chupar o dedo é normalmente relacionado a bebês ou crianças pequenas, pois se inicia ainda no útero da manhã, graças ao reflexo de sucção muito forte que desenvolve durante sua formação. Claro que durante a amamentação esse hábito naturalmente diminui, tendendo a desaparecer em torno dos quatro meses de vida. O que acontece é que algumas crianças não conseguem parar e crescem chupando o dedo, o que acaba prejudicando sua saúde em alguns aspectos, além de representar um hábito desagradável. Se você vivencia isso com seu filho, verifique a seguir algumas dicas importantes que vão ensinar como fazer uma criança parar de chupar dedo.

Dicas sobre como fazer uma criança parar de chupar dedo

1. Substitua o dedo pela chupeta: ainda na fase dos impulsos pelos instintos, já é possível parar o hábito com os dedos, dando a opção da chupeta ao bebê. Por serem anatômicas, feita para suprir esse instinto, as chupetas não prejudicam tanto a formação dentária do seu filho quanto o dedo, além de serem mais higiênicas. Você pode também controlar a frequência com que seu filho fica com a chupeta na boca ao estipular horários ou situações (como quando ele vai dormir, por exemplo), para que o hábito não se torne uma constante.

2. Foco na amamentação: a criança que mama no seio da mãe com frequência, raramente desenvolve o hábito de chupar dedos.

3. Observe o hábito durante o sono do bebê: muitas crianças começam a chupar o dedo por instinto e continuam somente pela sensação de prazer e acolhimento que o ato da, ou apenas para adormecer. Se você não prestar atenção na hora do sono do seu filho, pode nem perceber que ainda há um pouco dessa mania. Nesse caso, a ideia seria acordar o bebê do sono, para que ele volte a dormir sem o dedo na boca.

4. Mãos à obra: mantenha as mãos do seu filho sempre ocupadas, dando atividades e brinquedos interessantes para que ele possa desenvolver e se distrair. A atividade com as mãos ajuda a diminuir a necessidade de chupar o dedo. Escolha brinquedos de montagem, que exigem concentração e habilidade manual, claro que nada muito complexo, respeitando a faixa etária indicada.

5. Entenda o porquê: como citado anteriormente, para que a criança continue a chupar o dedo, mesmo depois de sua fase de instinto, deve haver um motivo como conforto, segurança ou até mesmo ansiedade. Nestes casos, os pediatras recomendam carinho e atenção redobrada dos pais, e mais conversas, para entender melhor o que se passa pela cabecinha da criança. Passe segurança mostrando que ela não precisa ficar nervosa por qualquer que seja o motivo, pois seus pais estão ali para protegê-la.

6. Evite as brigas: se chupar o dedo pode ser uma questão emocional, gritar e brigar com a criança a repreendendo quando ela chupa o dedo não será a solução. Ao contrário, pode até fazer com que ela se esconda para fazer isso. Evite gritar e intimidar, apenas repreenda com firmeza e explique que aquele não é um hábito saudável, sempre olhando nos olhos da criança. Afinal, o diálogo é sempre a melhor saída.

Siga essas dicas e, em caso de dúvida, procure auxílio de um médico para mais orientações.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!