PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO FAZER SUCESSÃO DENTRO DA EMPRESA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

COMO FAZER SUCESSÃO DENTRO DA EMPRESA

Empreendedores devem saber como fazer sucessão dentro da empresa para quando for necessário o seu afastamento, seja temporário ou não. Só pensar nisso já pode ser uma tarefa árdua, quem o diga executá-la, já que para algumas pessoas é difícil passar uma grande responsabilidade adiante.

Além disso, muitas vezes, a sucessão acontece devido ao falecimento do proprietário e, nesse caso, se o mesmo estiver doente ou com idade avançada obrigatoriamente será necessário pensar sobre o assunto. Diferente de uma vez, quando os filhos costumavam seguir os passos dos pais, hoje em dia, nem sempre eles estão presentes.

Dessa forma, a sucessão de uma empresa aos filhos não é mais automática. Além do proprietário da empresa, os demais membros da administração devem discutir o assunto. Mesmo que a sucessão ocorre em um momento de tristeza, é preciso encará-la de frente e com cuidados.

Nesse sentido, o que sempre ajuda na troca de proprietário ou de demais cargos do alto escalão é haver um planejamento estratégico, que deve iniciar muito antes da troca propriamente dita. Esse plano consiste em compreender quais são os desafios da empresa para os próximos anos e o que deve ser mudado ou perpetuado.

Ao identificar esses e outros aspectos importantes para que a empresa continue a funcionar de modo pleno fica mais fácil de identificar o sucessor que mais se adapta às necessidades do seu cargo.

Mais dicas de como fazer sucessão dentro da empresa

A diretoria de uma empresa precisa estar aberta às mudanças, uma vez que os negócios que se mantém estáticos têm grandes chances de serem arruinados em um determinado momento. Isso porque não seguir as mudanças que o mercado exige, em alguns setores da economia, é perigoso.

Com a sucessão dentro da empresa acontece o mesmo, sendo que esse processo não deve ser visto apenas como algo inevitável, uma necessidade, embora seja isso também. Mas o sucesso da sucessão será maior se a mudança for vista como uma forma de inovar, de promover uma transformação responsável pela continuação do sucesso do empreendimento.

O planejamento é fundamental ainda porque as mudanças abruptas, em geral, oferecem riscos e traumas, atrapalhando o trabalho que é realizado, mesmo que involuntariamente. A troca sem aviso prévio pode ser um grande problema, inclusive, em empresas de capital aberto, fazendo com que as ações despenquem do dia para a noite, por exemplo.

Já a sucessão em uma empresa menor tende a ser mais tranquila, mas o planejamento continua importante. Além disso, na hora de anunciar o sucessor é importante que fique claro a todos os motivos relevantes para a escolha. Essa medida vai deixar todos confiantes, ao saberem que a mudança foi criteriosa.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!