PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO FAZER CURRÍCULO SEM TER EXPERIÊNCIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

COMO FAZER CURRÍCULO SEM TER EXPERIÊNCIA

Para quem nunca trabalhou, pode ser difícil encontrar a melhor forma de saber como fazer currículo sem experiência. O grande desafio é conseguir conquistar sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, seja com uma vaga formal, um estágio ou programa de trainee. Por isso, é importante conferir algumas dicas para conseguir convencer os recrutadores a respeito de suas qualidades profissionais, mesmo que elas não tenham ainda sido testadas.

Impressionar positivamente mesmo sem ter trabalhado na área é possível, desde que o candidato aposte em três prioridades para ser bem-sucedido: destaque aos estudos (principal atrativo dos jovens profissionais); boa apresentação (texto limpo e esteticamente apresentável); e honestidade.

Dicas de como fazer currículo sem ter experiência

1. Não encha de informações inúteis

Não adianta ficar enchendo o currículo de informações pouco relevantes, pois a síntese é o melhor a fazer. O segredo não está no número de linhas que o currículo vai ter, mas em chamar a atenção do selecionador de forma que você seja convocado para uma entrevista. Um detalhe importante para isso é a formação do candidato, pois se a prática profissional está em falta, é preciso dar destaque para os seus trunfos, ainda que sejam da formação escolar e também acadêmica.

Coloque sempre o que tem de melhor em destaque, dando prioridade para o mais importante, sua área de estudo. Também merecem registro no currículo cursos rápidos e outros treinamentos realizados, desde que tenham relação com o cargo pretendido. Isso porque essas atividades mostram interesse e curiosidade do candidato.

2. Intenções futuras

Quem ainda não teve a oportunidade de cursar a faculdade e está procurando por uma primeira vaga no mercado de trabalho deve registrar suas pretensões futuras e também o compromisso com sua qualificação. Você também pode acrescentar se vai ingressar na faculdade e qual curso quer fazer. Informações desse tipo podem ser apresentadas em um tópico à parte, como “Pretensões de aperfeiçoamento”, em que o candidato pode mostrar o que pretende fazer para se especializar. Só tome o cuidado para não transformar o currículo em um festival de promessas. Sendo assim, o melhor é não exagerar e nem encher de intenções.

3. Apresentação

Erros de português no currículo são inaceitáveis e podem colocar qualquer processo de seleção a perder. Tenha boa escrita, boa gramática e boa apresentação. É fundamental pedir para alguém revisar o currículo e aprender com a revisão. Um recurso para amenizar a escassez de informações do currículo inexperiente é a maneira de organizar os dados no editor de texto. É importante que ele seja esteticamente agradável, letra em um tamanho bacana, que seja fácil de ler. E é recomendável centralizar o texto, deixá-lo bem no centro da folha. Uma página está de bom tamanho.

Pronto, agora você já sabe como fazer currículo sem ter experiência, o que proporcionará mais chances de conseguir um emprego.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!