PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO FAZER ALINHAMENTO DE PNEUS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Carros ,Dicas

COMO FAZER ALINHAMENTO DE PNEUS

Para que seu carro se mantenha com o alinhamento em dia, o condutor precisa ter em mente alguns detalhes, como o momento certo e a importância de realizar o alinhamento dos pneus. Ao saber como fazer alinhamento de pneus, é possível evitar problemas, visto que pneus desalinhados podem provocar um desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem. Outros sintomas de desalinhamento são pneus que cantam nas curvas e volantes que costumam permanecer tortos nas retas.

O alinhamento é uma ação especificada pelo fabricante do veículo, de forma a oferecer maior eficiência de rolamento, além de melhores dirigibilidade e otimização do grau de esterção. Isso significa que qualquer alteração que ocorra nas especificações originais de alinhamento, o que pode acontecer em decorrência de impacto, compressão lateral, trepidação, ou desgaste dos componentes da suspensão, pode comprometer o funcionamento correto e seguro do automóvel.

Veja como fazer alinhamento de pneus corretamente

Em geral, o alinhamento pode ser realizado a cada troca de pneus. Além disso, é recomendável alinhar os pneus quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro, quando os pneus apresentarem desgaste da banda de rodagem em forma de escamas, quando um pneu tiver maior desgaste que o outro, quando houver trepidação das rodas dianteiras, quando houver vibração do carro, quando você sentir o volante duro, quando o carro tender para os lados quando você largar o volante, quando o carro desviar e puxar para o lado quando os freios forem acionados, e quando o veículo tender para a esquerda ou para a direita.

Em condições normais, a cada 5 mil quilômetros rodados (por ocasião do rodízio e balanceamento), é aconselhável calibrar os pneus do seu veículo. Para utilizar o potencial total do pneu, deve ser feito um rodízio a intervalos de 5 mil quilômetros rodados. O rodízio serve para compensar diferenças em desgastes, permitindo um aumento em quilometragem e eficiência, além de proporcionar uma boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas.

Se você escutar seu carro cantar pneus em velocidade baixa e perceber certa imprecisão no volante, cuidado, pois seu carro pode estar desalinhado. Normalmente, carro com aparente normalidade pode estar com deficiências no contato dos pneus com o piso. Essa alteração pode ter diversas origens.

Já quando as rodas baterem contra algum buraco ou obstáculo, ou simplesmente quando acontecer o desgaste natural dos componentes da suspensão, é imprescindível fazer a calibragem. Além disso, sempre cheque o alinhamento da direção a cada 10 mil quilômetros rodados, mas principalmente depois da ocorrência de algum incidente que possa ter causado avarias no veículo, ainda que não tenha sido realizado nenhum estrago visualmente.

Por fim, invista na manutenção preventiva, evitando que o serviço de alinhamento se torne indispensável quando deixar de ser feito e decorrerem problemas por conta disso. Não esqueça que carro que desliza e condutor que perde o controle do volante nas curvas podem ter ligação com situações resultantes da falta de alinhamento dos pneus.

Agora que você sabe como fazer alinhamento de pneus, a probabilidade de ter problemas será bem menor.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!